Gestores municipais de Educação pedem apoio a ministro para programa de educação integral

Senadora também fala sobre crise na UFBa e encaminha pedido de cotas regionais para ensino superior

 

Integrantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) da Bahia e do Comitê Territorial Baiano de Educação  Integral, acompanhados da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), participaram nesta quarta-feira (15/7) de audiência com o ministro da Educação, Renato Janine. A principal reivindicação levada ao ministro durante o encontro foi que sejam garantidos os repasses de recursos do Programa Mais Educação. Lídice lembrou que a Bahia é o Estado com maior número de escolas integrando o Mais Educação, portanto a principal prejudicada com o atraso no repasse de recursos. Durante a reunião, os gestores municipais de Camaçari, Caetité, Serrinha, São Felipe, Cícero Dantas e Salvador afirmaram que com o atraso no repasse de verbas as escolas estão encontrando dificuldades para garantir a manutenção de aulas e transporte escolar.

 

O ministro Renato Janine garantiu que não haverá descontinuidade do Programa nem corte de recursos para esta área. Ele explicou que devido ao contingenciamento orçamentário e a queda na arrecadação foi preciso efetuar ajustes, mas as áreas do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, de merenda e transporte escolar, além do pagamento de salários, não serão afetadas. Entretanto, os representantes da Undime reforçaram a preocupação quanto à ampliação do Mais Educação. Eles também pediram que o Ministério dê apoio e priorize o sistema de ensino em tempo integral, que integra as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Janine pediu à Undime que encaminhe formalmente as sugestões, de modo a ampliar os canais de diálogo com o Ministério da Educação.

 

Crise na Ufba – Ainda durante a reunião com o ministro, Lídice da Mata também abordou a situação em que se encontra a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que enfrenta graves dificuldades orçamentárias. A senadora informou ao ministro que até intercedeu junto à Coelba para ajudar a solucionar problema com possíveis cortes de energia elétrica na Universidade. O ministro disse que irá analisar a situação.

 

Cotas regionais – Um terceiro ponto que Lídice levou ao ministro foi reivindicação encaminhada por jovens da Bahia e de Pernambuco, que iniciaram mobilização para pedir a discussão de implementação de cotas regionais no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O movimento, que já conta com mais de 20 mil assinaturas, quer ampliar as oportunidades de acesso dos jovens da região Norte da Bahia e do Estado vizinho à Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *