Globo suspeita de copiar TV americana no ‘Criança Esperança’

Ligação entre comercial brasileiro e quadro do ‘Tonight Show’, programa de Jimmy Fallon, foi apontada nas redes. Emissora rebate e diz que o formato não é criação de Fallon

Propaganda do ' Criança Esperança' 2015
Propaganda do ‘ Criança Esperança’ 2015(Reprodução/VEJA)

A campanha publicitária do Criança Esperança 2015 renovou a cara da iniciativa social da Globo. Pero no mucho. Nas redes sociais, usuários detectaram uma incrível semelhança entre o comercial em que estrelas da emissora aparecem cantando e tocando o jingle da ação e o quadro Jimmy Fallon & The Roots with Classroom Instruments, que também reúne celebridades no programa que o comediante Jimmy Fallon, apresenta no canal americano NBC, The Tonight Show.

 

“Chamada do Criança Esperança copiando um quadro do Jimmy Fallon. Que zoado” disse um internauta no Twitter. “Eu tento não achar que a Globo copiou os musicais do Jimmy Fallon no Criança Esperança, mas não consigo”, escreveu outro na rede de microblogs. No vídeo publicado pela Globo no YouTube, também choveram críticas: “Cópia do Jimmy Fallon total”, foi uma das opiniões postadas.

A assessoria da Rede Globo nega cópia do programa americano e diz que o vídeo foi inspirado em uma formato de vídeos musicais chamado de classroom instrument, onde as bandas fazem música em um clima de escola e, por vezes, com instrumentos pouco usuais.

De fato, Jimmy Fallon não inventou o estilo. Há cinco anos, a banda mineira Pato Fu lançou um disco chamado Música de Brinquedo, todo tocado com instrumentos infantis. Nos Estados Unidos e Canadá, grupos como Walk off the Earth e Pomplamoose têm feito isso de maneira recorrente. E bem antes de todos eles, nos anos 1980, a banda alemã Trio emplacou o hit Da Da Da com um arrranjo que conta com um tecaldo de brinquedo.

A semelhança entre o comercial do Criança Esperança e o quadro de Jimmy Fallon é mais visual — um grupo de famosos reunidos de maneira despojada diante de uma câmera. Confira a propaganda e o quadro do programa, além do clipe de Da Da Da, que usa formato parecido:

O vídeo do ‘Criança Esperança’ e seus congêneres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *