Gonzaga se irrita com locutor preconceituoso e sai em defesa de Salgueiro
Da Redação
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) usou a Tribuna, nesta segunda-feira (26), para repudiar a atitude do locutor, que narrou o jogo entre o Carcará x Internacional de Porto Alegre, na última quinta-feira (22). De acordo com o parlamentar, o locutor da emissora de Porto Alegre sempre se referia a Salgueiro, cidade do Time Carcará, de forma irônica e utilizando a expressão ‘polígono da maconha’, para indicar Salgueiro. “É preciso que essa emissora se retrate e respeite o povo do Sertão Pernambucano, especificamente os salgueirenses”, cobrou Patriota.
O deputado pernambucano aproveitou para parabenizar o Carcará pela campanha na Copa do Brasil e na série D do Campeonato Brasileiro. E levantou a autoestima dos salgueirenses. “Salgueiro é uma bela cidade que não merece esse tratamento. Gostaria de sugerir que esse querido município seja chamado de ‘Encruzilhada do Progresso’ ou ‘Capital da Transnordestina e da Integração do Rio São Francisco’. O povo salgueirense exige respeito e não aceita preconceito de nenhuma forma”.
Infelizmente, essa não é a primeira vez que os nordestinos são vítimas de piadas, preconceito, racismo, e até mesmo ameaças. Ainda no campo esportivo, em 1997, em uma partida de futebol em Natal, vestindo a camisa do Vasco, o jogador Edmundo, ao ser expulso pelo árbitro, que era cearense, assim reagiu: “A gente vem jogar na Paraíba e colocam um “paraíba” para apitar, só dá nisso”. Edmundo menosprezou os nordestinos, que, de forma um tanto jocosa, costumam ser chamados de “paraíba” ou “baiano”, independente de ter nascido em qualquer outro estado da Região Nordeste.
A recente tragédia que vitimou mais de 230 jovens em um incêndio em Santa Maria (RS), lamentavelmente, serviu para explicitar, o preconceito contra os nordestinos de maneira ainda mais cruel. Em meio às declarações de dor, apoio e solidariedade uma gaucha postou: ‘O meu Rio Grande não merece isso. Se fosse no Amazonas, Piauí, na Bahia, no Ceará, onde não há vida inteligente, tudo bem. Mas no meu Rio Grande e logo na cidade do meu falecido pai é de cortar o coração. Estou de luto”, postou Patricia Anible.
Cabe aqui lembrar, que os nordestinos, os pernambucanos, diga-se de passagem, foram os primeiros a disponibilizar pele humana para ser utilizada em transplantes dos feridos na tragédia gaúcha. Cabe lembrar também que a Região Nordeste é muito próspera. O crescimento econômico do Sudeste se deve muito à contribuição da força de trabalho dos nordestinos que migraram para aquela região. O Vale do São Francisco é destaque internacional em agricultura irrigada e produção de vinhos.
O nordeste tem o maior potencial turístico do país. É raiz cultural do Brasil, onde são nascidos grandes expressões da cultura nacional, sem falar nos destaques do mundo político.
O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, é outro alvo. Em destaque na imprensa nacional e potencial pré-candidato à Presidência da República é alvo de radicalismos tanto de esquerda como de direita. E novamente, os ataques não ficam no plano ideológico-partidário, mas descambam para o preconceito: “É mais um nordestino como o Lula”, são expressões encontradas facilmente nos comentários postados na internet.