Governador anuncia construção de 13 novas escolas e concurso para três mil professores

Um concurso para contratar três mil novos professores para ingressar no quadro da rede estadual de Pernambuco em 2016 foi anunciado, nessa quinta, no Dia do Professor. O concurso é uma das ações do pacote de medidas voltadas para melhoria da educação. O governador do estado, Paulo Câmara, assinou também as ordens de serviço para a construção de treze novas escolas públicas na Zona da Mata e anunciou dois novos projetos de educação realizados em parceria com instituições privadas.
paulo camara escrevendo
O edital para o concurso será divulgado ainda em 2015, mas a prova e as contratações seguintes só serão realizadas no ano que vem. Metade das vagas será para a área de exatas e a outra para educação inclusiva. As futuras contratações estão relacionadas com a construção das treze escolas na Zona da Mata do estado. As cidades que devem ter novas escolas a partir de 2016 são Barreiros, Palmares, São Benedito do Sul, Água Preta, Catende, Vicência, Maraial, Pombos e Escada. As obras custarão R$ 33,8 milhões, dividos entre os governos estadual e federal.

Com conquistas inéditas para as escolas da rede pública do Nordeste, duas professoras foram homenageadas durante os anúncios realizados no Palácio. A professora Jaci Pontes, da Erem Eraldo Campos, de Escada, e a diretora Risolanda Vauthier, da Escola Frei Jaboatão, em Jaboatão dos Guararapes, foram os destaques do encontro. Jaci se inscreveu no ano passado em um concurso e conseguiu firmar uma parceria entre o British Council e a escola. “Vinte alunos daqui e vinte alunos de uma escola inglesa interagem e conversam ao vivo pela internet. Eu e alguns outros professores visitamos a Inglaterra e apresentamos nossa cultura e nossa realidade e, em dezembro, é a vez deles nos visitarem. Em breve, será a vez dos alunos”, contou Jaci.

Já a escola dirigida por Risolanda Vauthier é a única da rede pública do Nordese a firmar parceria com a Unesco, uma ligação oficializada no início do mês. A escola funciona em sua forma regular e dentro de um anexo em um Case da Funase em Jaboatão. “É algo grande, que vai beneficiar o trabalho de ressocialização dos alunos reeducandos e também de prevenção dos alunos de ensino regular. Nós poderemos fazer parte de projetos da Unesco”, explicou a diretora.

Dois novos projetos também estão sendo realizados sem custos para o governo, através de parceria com instituições como o Instituto Natura, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação e o Instituto Sonho Grande. “O primeiro projeto é o portal de educação escola conectada, inaugurada hoje, em que qualquer pessoa poderá usufruir de oito mil mídias”, afirmou o secretário de Educação, Fred Amâncio.

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *