Governador, prefeito de Juazeiro, e autoridades, abraçam luta contra a violência durante reunião do Pacto pela vida

Ação Popular (AP)

O governador da Bahia, Rui Costa, e outras autoridades, participaram da reunião do Comitê do Pacto pela Vida nesta terça-feira (02), em Juazeiro, debando e procurando saídas sobre os casos de violência no município e região. A principal preocupação das autoridade é evitar o envolvimento de menores no mundo crime, e com isso, chamaram a atenção dos pais. Segundo Rui Costa, é necessário o envolvimento de toda a sociedade para reduzir os índices de violência.

Governador Rui Costa

“No passado se discutiu a Maior Idade Penal se deveria ser  de 16, 17 ou 18 anos, mas ultimamente se tornou tão grave que  tem crianças de 8, 9 ou 10 anos portando armas de fogo. Então chegou o momento de fazer uma grande mobilização das famílias, e para isso peço a ajuda da imprensa para nos ajudar em fazer a corrente do bem chamando a atenção da sociedade sobre o papel de um pai, mãe, avó, tio, ou seja,  a polícia, o juiz e o promotor não vai substituir o papel da família no afeto, amor, carinho e na esperanças dessas crianças. No entanto, fica aqui o nosso pedido para que se faça esta corrente do bem para que possa ajudar essas pessoas”.

Ediene Lousado

A encarregada do Ministério Público da Bahia, Ediene Lousado, destacou que as autoridades sozinhas não podem resolver o problemas sem o apoio da família. “As instituições sozinhas não podem combater a violência. Nós precisamos do apoio das famílias para que elas possam acompanhar a vida de seus filhos dentro ou fora da escola, e até mesmo dentro de suas casas. A paz não é feita apenas pelas instituições, mas com a participação de todos, e para isso devemos buscá-la todos os dias, pois as famílias tem que ajudar para que seus filhos cresçam como cidadãos de bem.”

Prefeito Paulo Bomfim

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB) se mostrou satisfeitos com o andamento dos trabalhos.  “Este debate tem como objetivo melhorar a segurança de nossa cidade e região. A prefeitura tem o projeto de vídeo monitoramento que cobre todo o centro da cidade, temos uma guarda municipal equipada, e com isso temos parcerias com as policias Civil e Militar que vem rendendo bons frutos para o nosso povo. No entanto, estamos nos colocando à disposição das autoridades”.

Ângelo Coronel

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (PSD) também mostrou sua preocupação com o envolvimento dos menores no mundo do crime. “Estamos trabalhando ao máximo em parceria com o governador do estado para que possamos diminuir o índice de violência na Bahia”.

Clériston Macedo

O procurador estadual de segurança, Clériston Macedo, também mostrou a sua preocupação. “Neste momento é importante que todos estejam alinhados com suas atribuições para que possamos reduzir a violência.   No ano passado aumentamos o número de defensores, e neste, pretendemos ampliar mais ainda para que dê melhores condições de segurança ao cidadão”.

Maurício Teles Barbosa

Para o secretário de segurança do estado, Maurício Teles Barbosa, “esta é a quinta reunião que realizamos na Bahia, sendo que esta foi a melhor. Primeiro pela demonstração dos dados e da força da união entre os três órgãos, onde se vê uma harmonia entre o Ministério público, Justiça e poder público municipal, com números satisfatório no atendimento as crianças e ao adolescente. No entanto, tem que se incentivar esses programas para que evite o envolvimento de crianças no crime” avaliou.

Ele deu destaque as ações da polícia militar. “As apreensões de armas, drogas, prisões de grandes traficantes e bandidos ajudou bastante. Algumas coisas ainda restam, mas serão resolvidas ao longo do tempo. Temos uma redução de violência de 22% em comparação ao ano de 2015 a 2016, sendo isso uma grande conquista”, concluiu.

Além deles, participaram ainda juízes, promotores e o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *