Governo implantará sistemas de abastecimento de água no Ceará
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o governador do Ceará, Cid Gomes, vão anunciar a implantação de 151 sistemas de abastecimento de água em 58 municípios cearenses. O ato será promovido no Palácio da Abolição, em Fortaleza, nesta segunda-feira (26).
A partir desta iniciativa, 6.391 famílias terão água de qualidade em suas residências e não dependerão mais de outras fontes de abastecimento. O compromisso do governo federal, por meio do programa ‘Água para Todos’, é de universalizar a oferta hídrica em todo o país.
“A universalização do acesso à água, sobretudo no semiárido, não será alcançada apenas com grandes obras. É indispensável também a adoção de tecnologias mais simples que estão sendo testadas pela população e validadas por centros de pesquisa”, pontua o Bezerra Coelho. O ‘Água para Todos’ integra o Plano Brasil sem Miséria, com investimentos que já chegam a R$ 1,4 bilhão na implantação de cisternas, de sistemas de abastecimento de água, na construção de pequenas barragens e concessão de kits de irrigação.
De acordo com o ministro, a orientação da presidenta Dilma Rousseff é fazer dessa estratégia o mesmo que ocorreu no programa ‘Luz para Todos’. “No governo do ex-presidente Lula, quando o ‘Luz para Todos’ foi anunciado, muita gente não acreditou que isto seria possível. Hoje, praticamente todos os municípios brasileiros possuem energia elétrica, com um residual mínimo a ser concluído”, observa o ministro.
Investimentos – Mais de R$ 29 milhões serão investidos nesta etapa de implantação de sistemas de abastecimento de água no Ceará. No entanto, a parceria entre os governos federal e estadual, por meio do ‘Água para Todos’, prevê a implantação de 1.350 sistemas de abastecimento de água em território cearense. Os repasses do programa para o estado também já viabilizaram, por exemplo, a entrega de mais de 86.587 cisternas e outras 2.533 cisternas de produção.
Os 151 sistemas de abastecimento do Ceará beneficiarão os municípios de Acopiara, Amontada, Apuiarés, Ararendá, Aratuba, Assaré, Baixio, Banabuiú, Barbalha, Bela Cruz, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Caririaçu, Cariús, Cascavel, Catarina, Cedro, Choró, Crateús, Crato, Cruz, Frecheirinha, Guaraciaba, Iguatu, Independência, Itapajé, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Martinópole, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Mucambo, Mulungu, Novas Russas, Ocara, Pacatuba, Paramoti, Pedra Branca, Pentecoste, Quixelô, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Luís do Curu, Senador Pompeu, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá e Viçosa do Ceará. (Ministério da Integração Nacional)