Grande participação popular marca inauguração da Escola José Padilha no Alto do Cruzeiro
Totalmente reconstruída, a Escola Municipal José Padilha de Souza, foi inaugurada na noite desta quinta-feira, 16, no bairro Alto do Cruzeiro com bastante participação da comunidade. Entregue na semana do aniversário de Juazeiro, esta é a 73ª Unidade Escolar totalmente climatizada pela gestão Isaac Carvalho.
Conforme ressaltou o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, esta unidade escolar é emblemática. “Nós pensávamos dia e noite em solucionar a situação em que se encontrava este prédio. Até o dia em que tivemos que remanejar todo o alunado para o Paulo VI e iniciar a obra. Hoje, com a participação de toda a secretaria, entregamos este equipamento e ficamos muito felizes e satisfeitos com o trabalho que foi feito”, declara o secretário.
A professora e gestora da escola inaugurada, Florilza Santos Félix, estava bastante emocionada com o retorno ao prédio de origem. Em seu depoimento, ela ressaltou que nada lembra a antiga unidade escolar. “Aqui é tudo novo. Os políticos deveriam seguir o seu exemplo, prefeito Isaac. Hoje, em Juazeiro, não se faz mais maquiagem. É tudo real! Nós só temos a agradecer ao governo que prioriza a educação”.
Estudante da escola, e que viveu a transferência e retorno, a jovem Ingrid Mayane disse que acompanhava dia-a-dia as obras. Também declarou que não imaginava estudar numa escola “chic, com computadores, ar-condicionado e refeitório”. “Eu pensava: ‘será se essa escola vai ser boa, com refeitório? ’ Hoje, a única coisa que lembra a antiga escola é o pé de Juá (Juazeiro). Está tudo lindo e novo”, disse uma sorridente aluna do quinto ano.
O prefeito Isaac Carvalho disse estar emocionado com os depoimentos e a participação da comunidade, que foi conferir a nova escola do bairro. “É emocionante! E entregar um equipamento como este, com a presença considerável da comunidade é o que nos satisfaz como gestor público. Esta escola era uma preocupação constante. Até o dia em que disponibilizamos recursos próprios para que os jovens que irão utilizar tivessem um local de estudo digno. O entusiasmo da comunidade é o que nos empolga para fazermos verdadeiros laboratórios de talentos. As crianças hoje sonham porque sabem que o governo investe em educação. Não podíamos permitir que uma unidade escolar funcionasse como estava. Assim foi como nós encontramos várias escolas. O descaso era tão grande que até bebedouro era feito com balde de lixo e uma torneira colada com cola epóxi. Não trataremos as crianças assim. Educação é um direito e aqui em Juazeiro é prioridade”, afirmou o prefeito.
Tudo na escola é novo. E a comunidade foi conferir a novidade. Representada pelo presidente da Associação de Moradores do Alto do Cruzeiro, José Humberto, popular Zezinho, uma grande quantidade de pessoas ressoou na fala da liderança comunitária. “Esperava sentir esta felicidade e vejo que as pessoas do bairro também estão. O prefeito é como o técnico do Barcelona (time espanhol de futebol): faz o time jogar bem. Eu só tenho a agradecer, pois além de levar obras para as comunidades, o prefeito escuta as lideranças comunitárias. E o que pedimos, este pedido essencial, foi atendido, que é a escola, um investimento para o futuro”, agradeceu.