Haddad compara Bolsonaro a Hitler e diz que adversário nunca ‘administrou um boteco’

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem

O candidato à presidência do PT, Fernando Haddad, criticou nesta segunda-feira (22), em entrevista no programa Roda Viva, declarações do adversário Jair Bolsonaro (PSL). “Bolsonaro não tem cultura democrática”, afirmou. O petista disse estar fazendo um “alerta”. “Você acha que os sociais democratas da Alemanha estavam errados ao alertar sobre a chegada de Hitler? Ou de Mussolini (na Itália) ou de Franco (Espanha)?”.

Haddad também alfinetou as propostas do rival, como a de privatizar as estatais. Para o petista, algumas podem ser fundidas e outras são necessárias. “São ideias de quem não tem a menor ideia de gestão pública”, disse. Estou concorrendo com uma pessoa que não administrou um boteco”, ironizou.

O candidato à presidência afirmou que Bolsonaro é “uma pessoa que está se cercando quase que de uma milícia”.

Haddad citou o caso do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidenciável, que causou reação após uma declaração sobre o Supremo Tribunal Federal (STF). “Pessoal até brinca lá, cara: ‘se quiser fechar o STF, você sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo’”, afirma em vídeo em que cogita a possibilidade de a Corte impugnar o pai – atribuição que não é dela, e sim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“As coisas que ele (Bolsonaro) verbaliza são contrárias a toda a tradição liberal e republicana que estamos vivendo nesse País”, afirmou Haddad. “Eu acho que uma pessoa dessa não tem tradição que respeite a grande jornada de redemocratização que eu ajudei a construir ainda como estudante. Eu sempre fui um amante da liberdade e da democracia”.

O petista ainda criticou a declaração de Bolsonaro transmitida na Avenida Paulista, em São Paulo, nesse domingo (21). “Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para cadeia”, disse o candidato em referência a apoiadores do PT.

Bolsonaro foi convidado a participar do Roda Viva, mas não foi à entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *