História: Quadrilha Junina Buscapé de Juazeiro valoriza tradição cultural; veja vídeo
Redação
O espetáculo da Junina Buscapé 2019 é inspirado numa das diversas expressões culturais do ciclo junino de Pernambuco, o Acorda Povo, e nas personagens das Irmãs Cajazeiras da obra O Bem Amado, de Dias Gomes. O Acorda Povo é uma forma de expressão vivenciada na madrugada do dia 24 de junho. No Recife, Região Metropolitana e algumas cidades do interior, essa tradição portuguesa, resinificada, sai pelas ruas dos subúrbios acordando o povo para a festa de São João.
Na segunda metade do XIX, a Igreja Católica proíbe essa expressão de religiosidade, principalmente pelo caráter festivo e o grande número de negros que acompanhava o cortejo. A tradição, então, passa a ser salvaguardada pelos adeptos do Candomblé, que resistiram e garantiram a continuidade da prática nos festejos juninos de Pernambuco até os dias atuais.
O espetáculo, autorizados pela licença poética, abordando o conflito religioso protagonizado entre o Candomblé e a Igreja Católica. O Acorda Povo será o pano de fundo para o casamento de Tião Fogueteiro (devoto de São João e dono de uma barraca de fogos) e Dorinha (consagrada ao orixá Xangô e filha de santo de Mãe Baiana – líder do terreiro fictício da cidade Buscapé). Tião pede ajuda ao sacristão, Lino Canga (bisneto de Lampião), para interceder junto ao padre e realizar o casório. O padre, influenciado pelas beatas (Doroteia, Judiceia e Dulcineia), nega o pedido, que logo encontra uma solução para o conflito: sugere que Mãe Baiana conduza a cerimônia. Na ocasião, Xangô é invocado para abençoar a união do casal, que é interrompida pelo Padre e as beatas. Após o ocorrido, o padre é desafiado pelo sacristão a dançar o xaxado e caso perca o desafio, casará os noivos juntamente com Mãe Baiana. Lino Canga vence a provocação e todos comemoram a festa de casamento.
Durante as comemorações, o Padre larga a batina e casa-se com uma das irmãs Cajazeiras. A festança se encerra com um banquete à base do milho (tradicional nos cortejos dos Acorda Povo), preparado pela corte da Rainha do Milho. A quadrilha se despede pedindo respeito e o convívio pacífico entre as diferentes formas de religiosidades.
HISTÓRICO
A Quadrilha Junina Buscapé nasceu em 2006 com o intuito de animar os festejos juninos de familiares e amigos do bairro do Quidé, localidade periférica da cidade de Juazeiro – Bahia. Inicialmente, formada por crianças da comunidade, o grupo classifica-se como infantil e pertencente a categoria tradicional, com a qual torna-se referência na cidade. Em 2014, participa pela primeira vez de concursos do gênero na categoria estilizada, ocupando lugares privilegiados por onde passa. Hoje, a Buscapé conta com 61 integrantes entre dançarinos (46), produção (10) e coordenação (05). Uma das peculiaridades do grupo é o interesse por temas com viés formativo, talvez pelo lugar social que ocupa sua coordenação, formada, sobretudo, por professores da rede básica e universitária, militantes da causa negra, dos povos de terreiros e LGBTs. Nesse sentido, a preocupação pensar um espetáculo que transmita alguma mensagem educativa e ética por meio da dança, música e atuação dos nossos componentes. Para isso, buscaram fundamentar em obras literárias, pesquisas em jornais, livros, sites especializados e outras fontes com assuntos que integram a diversidade do patrimônio cultural, entre outras singularidades que atribuem o trabalho originalidade, ousadia e determinação.
PARTICIPAÇÕES E PREMIAÇÕES
2013 – 1º lugar no Concurso da Prefeitura de Juazeiro (BA), categoria Tradicional;
2014 – 1º lugar no Concurso da Prefeitura de Juazeiro (BA), categoria Tradicional;
2014 – 2º lugar no Concurso da Prefeitura de Juazeiro (BA), categoria Estilizada;
2015 – 1º lugar no Concurso da Prefeitura de Juazeiro (BA), categoria Tradicional;
2016 – Melhor Quadrilha da Região de Juazeiro no concurso da Prefeitura de Juazeiro (BA);
2017 – 1º lugar no Concurso da Prefeitura de Juazeiro (BA), categoria Estilizada e Prêmio de Melhor Rainha;
2018 – 1º lugar do Concurso de Quadrilhas Juninas promovido pela Prefeitura de Petrolina e Prêmio de Melhor Marcador;
2018 – 1º lugar no Concurso da Prefeitura de Juazeiro (BA), categoria Estilizada e Prêmio de Melhor Marcador;
2018 – Participação como Quadrilha Convidada dos Festivais das cidades de Sento Sé, Biritinga, Sobradinho e Maniçoba.
2019 – 2º lugar do Concurso de Quadrilhas Juninas promovido pela Prefeitura de Petrolina.
CONTATOS
Zenaide Diogo Rosa | Presidenta
(074) 98831 7253
José Rosa | Vice-Presidente
(074) 99963 6616
Mário Ribeiro |Diretor
(81) 99947 4934
Galeria de fotos