Hitler dá inicio à ofensiva ocidental

Um ano depois, Rudoff Hess descia de paraquedas na Escócia para negociar tratado de paz Alemanha-Reino Unido

Em 10 de maio de 1940, Hitler dá início à ofensiva ocidental, transmitindo pelos canais de rádio a palavra código ‘Danzig’ e mandando suas forças militares invadirem a Holanda e a Bélgica. No mesmo dia, tendo perdido o apoio do Partido Trabalhista, o primeiro ministro britânico Arthur Neville Chamberlain renuncia. Winston Churchill assume a chefia do governo, ocupando cumulativamente o ministério da Defesa.

Assim que as forças aliadas, britânicas e francesas tentaram deter as 136 divisões germânicas que invadiam a Holanda e a Bélgica por terra, 2.500 aviões alemães passaram a bombardear aeroportos nos Países Baixos e na França, e 16 mil soldados germânicos aerotransportados desciam de paraquedas nas cidades holandesas de Roterdã, Leiden e Haia. Cem outros soldados alemães, empregando planadores, aterrissaram e tomaram as pontes belgas ao longo do Albert Canal. O exército holandês foi derrotado em 5 dias. Um dia após a invasão da Bélgica, a guarnição do Forte Eben-Emael rendeu-se, sendo desarmada e detida pelos alemães.

Os governos holandês e belga imediatamente apelaram a Londres por socorro. Chamberlain argumentou diante do Parlamento que seria necessária uma coalizão governamental que incluísse liberais e trabalhistas para gerar um forte apoio para o esforço de guerra, em especial dada a letargia que invadiu a Grã Bretanha, ainda debilitada e vacilante em decorrência da Primeira Guerra Mundial.

Os trabalhistas recusaram apoio a Chamberlain, dando preferência a Churchill, a quem consideravam mais capaz de dar prosseguimento à guerra. Como um membro conservador do Parlamento exclamou, “Winston é nossa esperança e a ela compete salvar nossa civilização!” Finalmente, a Grã Bretanha passava a tratar seriamente a ameaça nazista.

1941: Hess vai à Escócia

Também nesse mesmo dia, em 1941, Rudolf Hess, importante líder nazista, descia clandestinamente de paraquedas na Escócia numa tentativa de negociar uma trégua entre Grã Bretanha e Alemanha.

Enquanto bombas alemãs eras despejadas sobre Londres numa ‘blitz’ de primavera e Hitler se preparava para invadir a União Soviética, Hess aterrissou na Escócia, na esperança de negociar a paz com Londres, contando com a cooperação do Duque de Hamilton, com quem ele afirmava ter mantido amistosas conversações durante os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Esse acordo de paz tinha por objetivo evitar que a Alemanha combatesse em dois fronts. O episódio fez elevar o próprio prestígio de Hess junto à liderança nazista em Berlim.

Contudo, a paz que buscava acabou nos cárceres da Torre de Londres, onde os britânicos o aprisionaram. Foi o último homem a ser lá trancafiado e sua tentativa deu em nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *