Humberto é profissional 

Opinião

Maior liderança do PT no Estado, o senador Humberto Costa já sabe, como o presidente Lula e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não abrirá espaço para nenhum nome petista fechar a sua chapa para a campanha da reeleição. Daí, a razão de ter afirmado, ontem, no Frente a Frente, da Rede Nordeste de Rádio, que o PT apoiará a reeleição de João, mesmo que não emplaque a vice.

O vice sairá do grupo dos quatro secretários que João distribuiu em diversos partidos no apagar das luzes do prazo de filiação partidária. Se eu fosse apostar, jogaria todas as cartas na secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, tocadora de obras na gestão municipal, como Geraldo Júlio foi no primeiro mandato de Eduardo Campos.

João pode repetir o mote de Eduardo quando escolheu Geraldo: “Foi Geraldo que fez”. E é Marília que faz no Governo João. Quanto a Humberto, está jogando o jogo certo: se por acaso João viesse a abrir a vice para o PT, Humberto ficaria sem discurso para pleitear a sua vaga de senador na provável chapa de João a governador, em 2026.

Humberto é do ramo. Amadores são os que ficam pregando no deserto, transformando o sonho da vice em pesadelo. No Recife, só algo muito bombástico, como um mega escândalo que venha a ser descoberto ao longo da campanha, impedirá a reeleição do prefeito, logo no primeiro turno.

Não se trata de descobrir a pólvora. São as pesquisas somadas aos altos índices de aprovação da gestão de João, apontado como o melhor prefeito entre todas as capitais brasileiras, posição que destoa da governadora Raquel Mandacaru, rabo da gata entre os 27 governadores em avaliação positiva.

Lula já está brifado – Nas duas últimas conversas que João Campos teve com Lula, uma no Recife e outra em Brasília, enumerou as razões para ter autonomia na montagem da sua chapa sem o PT na vice. Quer ser candidato a governador em 2026 e para isso, ao renunciar em abril do mesmo ano, precisa deixar alguém no comando da Prefeitura da sua absoluta confiança, da mesma forma que fará o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), decisão igualmente levada a Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *