I Seminário da Juventude Rural atraiu centenas de jovens

Da Redação

Aconteceu nesta última sexta-feira (25) em Curaçá, o I Seminário da Juventude Rural do Município. Dentro da programação os participantes visitaram um viveiro de mudas no Colégio Municipal Ivo Braga e a Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), no Colégio Estadual José Amâncio Filho, além disso, visitaram ainda a Experiência do Pro Jovem Trabalhador e da Secretaria de Desenvolvimento Rural no Parque de Exposições Durval Coelho de Aquino.

O evento foi realizado no espaço da Associação dos Vaqueiros e Pecuaristas de Curaçá (AVAPEC). Na ocasião foram discutidos vários temas sobre a juventude, dentre eles, Políticas Públicas para a Juventude Rural e Sustentabilidade no Campo, Práticas Sustentáveis e Geração de Renda para os Jovens, Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável, A importância da Organização dos Criadores de Caprinos e Ovinos, além de debates, questionamentos, trabalho em grupo e plenária de socialização dos resultados dos grupos.

Para a Secretária de Educação do Município, Maria de Fátima Fernandes, o seminário foi um momento importante, onde reuniu muitos jovens que residem na zona rural. “No seminário reunimos muitos jovens produtivos e o mais interessante é que na área rural eles estão, mas atentos a ter melhorias na qualidade de vida. De fato conseguimos aplicar as políticas públicas e mostrarmos que existe uma preocupação do governo municipal com esse público”.

Ela conta ainda que durante o encontro 6 jovens foram escolhidos para representar Curaçá no mês de dezembro na 24º Feira Nacional de Agropecuária da Bahia (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador. “Um dos encaminhamentos que agente considera bastante significativo foi à realização de um curso intensivo para o próximo ano, onde beneficiará 30 jovens de todas as localidades, além disso, seis jovens representaram a nossa cidade na Fenagro em Salvador”.

Na oportunidade, ela enalteceu a atual gestão. “Estamos trabalhando em prol da população, o prefeito Salvador Lopes vem dando oportunidade as nossas crianças, temos alguns projetos que atuam dentro do município do governo federal e isso sem dúvida melhora a qualidade de vida da população, outro destaque na atual administração é o projeto criança boa de bola, nota dez na escola – projeto que amplia o tempo formativo, dar oportunidade para que trabalhe outros aspectos”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *