Imagem de Bom Jesus dos Navegantes segue em procissão; Bonfim realiza dez missas
Logo após a missa, foi iniciada a procissão terrestre que segue até o píer da Capitania dos Portos, onde a imagem foi embarcada na galeota
Imagem é colocada na galeota (Foto: Gil Santos/CORREIO) |
Os devotos de Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem acordaram cedo para participar da missa na Conceição da Praia, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.
Logo após a missa, foi iniciada a procissão terrestre que seguiu até o píer da Capitania dos Portos.
Às 9h30, a imagem de Bom Jesus dos Navegantes foi embarcada na galeota Gratidão do Povo e, acompanhada por dom Murilo, membros da Devoção, fiéis e outras embarcações, segue em procissão marítima passando pelo Porto da Barra, cais do Porto, Monte Serrat, retornando para a praia da Boa Viagem, onde a imagem se encontrará com a de Nossa Senhora da Boa Viagem – ponto alto da festa.
Todos os anos, desde 1892, a galeota deixa o galpão no último dia do ano ainda pela manhã e, à tarde, segue em direção ao Porto de Salvador até a Conceição da Praia, no Comércio.
Fiéis lotaram a igreja às 8h, para missa (Foto: Gil Santos/CORREIO) |
(Foto: Gil Santos/CORREIO) |
(Foto: Gil Santos/CORREIO) |
(Foto: Gil Santos/CORREIO) |
(Foto: Gil Santos/CORREIO) |
Bonfim
Dez missas marcam hoje a primeira sexta-feira do ano na Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa. Baianos e turistas poderão participar das celebrações e ainda aproveitar a Porta da Misericórdia. As missas serão presididas pelos padres João de Deus e Antônio Xavier.
Os horários são os seguintes: 6h, 7h, 8h, 9h, 11h, 12h, 14h, 15h, 17h e 18h30 – as duas últimas, missas campais celebradas pelo padre Edson Menezes, reitor do santuário.
A Porta da Misericórdia, aberta no dia 13 de dezembro como parte do Ano Santo Extraordinário ou Jubileu da Misericórdia, lançado pelo papa Francisco em 8 de dezembro, funcionará das 5h30 até as 21h. O ritual prevê o perdão para os arrependidos.