Impasse na segunda etapa da BR 235
Grazzielli Brito – Ação Popular
Mesmo com toda a festa em torno da pavimentação do trecho da BR 235 que interliga os municípios de Uauá e Canudos, a insatisfação da população com os órgãos responsáveis pelas estradas sejam elas federais ou estaduais é grande. Os 74 km recuperados são poucos, diante do grande transtorno causado em outros trechos dessa mesma BR. A pavimentação do trecho Uauá – Juazeiro é uma queixa histórica.
Sabe-se que existe empenho por parte de algumas lideranças políticas, mas as conquistas tardam e são escassas. O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PC do B), é dos que há muito tempo cobram do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) obras na BR 235 que cheguem até Juazeiro.
BR 235, obra só chegou até Uauá
Ele foi um dos primeiros a noticiar no inicio deste mês que o projeto seria concluído em março e a licitação deve acontecer em seguida. “Estivemos em reunião com o superintendente do Dnit cobrando o andamento dessa obra e ele nos informou que o trabalho está em andamento o projeto deve ser finalizado no mês de março, até o mês de maio ele deve soltar licitação e que até o fim do ano quer iniciar a obra do trecho que liga Juazeiro a Pinhões e do trecho que liga Pinhões a Uauá, são dois trechos duas licitações separadas”.
“Toda estrada trás desenvolvimento, essa estrada é importante para Juazeiro, Uauá e toda região norte da Bahia. Desde a primeira reunião que tive com o Ministério dos Transportes em meu primeiro mandato cobrei essa obra, é uma obra histórica na região, a comunidade já vem revindicando há muito tempo, houve várias promessas. Mas o ex-presidente Lula se comprometeu e Dilma esta dando continuidade. Hoje ela é uma realidade, já existem recursos alocados no PAC 2 e em breve estará iniciando”, diz Isaac otimista.
Sílvio Monteiro
O superintendente do DNIT na Bahia, Silvio Monteiro, não deu muitos esclarecimentos quando questionado sobre prazos para o inicio da segunda etapa na 235. “Nós devemos lançar licitação de todos os lotes de Juazeiro à Sergipe ate o final do ano e iniciaremos a obra ainda em 2013”, foi o que ele informou.
Outro prefeito preocupado com a situação é o de Uauá, Olímpio Cardoso (PDT). “Espero que a segunda etapa comece logo porque é inadimissivel a população ser penalizada por falta de atenção”, lamentou.