Insana admiração: O bizarro plano de Hitler para capturar Clark Gable
Quando descobriu que o Rei de Hollywood estava na Grã-Bretanha, o líder alemão decidiu que o queria ao seu lado — assim, colocou uma recompensa na cabeça do ator
Durante as filmagens de No Man of Her Own, o icônico Clark Gable colocou seus olhos em Carole Lombard pela primeira vez. Com um rosto arredondado, não demorou para que a jovem conquistasse o coração do Rei de Hollywood, em 1932.
Apaixonados, os dois logo assinaram o sagrado matrimônio e Carole tornou-se a terceira esposa do ator, em 1939. Acredita-se que, ao lado da jovem, Clark passou por um dos períodos mais felizes de sua vida pessoal.
Toda aquela alegria, contudo, acabou quando Carole morreu em um acidente de avião, em 1942. A vida do ator virou de cabeça para baixo e ele nunca mais foi o mesmo. Mais tarde, ficou claro que a queda da aeronave foi relacionada à Segunda Guerra Mundial.
A fim de recuperar sua sanidade, o ator decidiu que faria parte das Forças Aéreas dos Estados Unidos. Foi esse novo posto que garantiu uma das histórias mais insanas do conflito mundial: o plano mirabolante de Adolf Hitler para capturar Clark Gable ileso.
Intensa admiração
Em meados de 1943, Clark Gable servia aos aliados quando viajou até a Grã-Bretanha para participar de bombardeios na Alemanha. Segundo registros, foi nesse momento que Adolf Hitler cunhou o seu plano bizarro.
Naquela época, o líder alemão adorava o cinema e, assim, tinha uma grande admiração pelo dom de Clark na frente das câmeras. Dessa forma, segundo escreveu Warren G. Harris, em Clark Gable: uma biografia, Hitler queria ter o artista ao seu lado.
Além de bom ator, contudo, Clark também não era um alvo fácil e os soldados da SS não foram capazes de colocar as mãos nele. Foi assim que, através de uma carta para Hermann Goering, Hitler ofereceu 5 mil dólares para qualquer um que pegasse o ator.
Frustrações
Hoje, a absurda correspondência escrita por Adolf Hitler está nas mãos de Clark Gable III, o neto do ator de Hollywood. “Meu avô tinha descendência alemã e Hitler era um fã, assistindo a todos os seus filmes”, afirmou o herdeiro de 32 anos.
Segundo Clark Gable III, contudo, a obsessão de Hitler pelo ator ia muito além da admiração. “Ele achava que um filme de propaganda usando meu avô esmagaria o espírito de luta dos Estados Unidos e de seus aliados”, explica.
Dessa forma, é de se imaginar que o líder alemão ficou absolutamente frustrado quando nenhum soldado conseguiu capturar Clark, apesar da recompensa generosa. O ator, por sua vez, tinha pesadelos constantes, com medo de ser pego pelas forças alemãs.
Longe dos soldados alemães
Com o passar dos meses, as diversas tentativas de Adolf Hitler foram esquecidas e nem mesmo a quantia oferecida foi capaz de trazer Clak ainda ileso para as mãos do líder alemão. Durante a guerra, inclusive, o ator foi promovido a major.
Nesse sentido, seu desempenho era tão satisfatório que Clak Gable ainda recebeu diversas medalhas e condecorações. Em seu uniforme, ele levava a Distinta Cruz Voadora e a Medalha de Vitória na Segunda Guerra Mundial, entre outras.
Eventualmente, o ator pediu para ser dispensado e, uma vez livre do exército, retornou para os Estados Unidos, em junho de 1944. Naquele ano, o ator tirou curtas férias em seu rancho e, descansado, voltou a atuar em seu primeiro filme pós-guerra, Adventure.