Isaac Carvalho fala sobre temas polêmicos em suas duas gestões
Grazzielli Brito – Ação Popular
O prefeito Isaac Carvalho (PC do B) falou ao Ação Popular, logo após a posse de Plínio Amorim como Assessor Especial de Modernização Administrativa, sobre alguns temas polêmicos de sua gestão à frente do executivo municipal. Em seu segundo mandato quer investir mais em alguns setores que foram bastante criticados na gestão passada, como a infraestrutura, por exemplo. Para tanto diz que terá três pilares para esse novo governo: ordenamento urbano, equilíbrio financeiro e melhoria da eficiência na gestão.
Sobre o cargo de Plínio, disse que ele vem com o foco de fazer parte da equipe de governança para que se possa avançar ainda mais. “Antecipamos a vinda de Plínio para ele ajude a compor a equipe administrativa. Existe uma série de projetos a serem implantados e de ações em andamento. A gente precisa trabalhar do ponto de vista do equilíbrio social e financeiro para o desenvolvimento do município”.
O prefeito defende que Juazeiro é hoje uma das cidades que mais tem gerado emprego, uma das que mais recebe construção de moradia, que evoluiu na saúde e na educação, mas reconhece que ainda tem muita coisa pra ser feita. “Nessa gestão vamos trabalhar para melhorar o equilibro financeiro do município: diminuir a despesa onde puder e melhorar arrecadação. Nós precisamos nos próximos anos dar essa avançado e melhorar do ponto de vista de infraestrutura de nosso município”.
Um sucessor
Isaac nega a escolha de Plínio para esse cargo tão estratégico como uma preparação de um sucessor. “Não tem nada a ver com isso, até porque o momento não é esse. A gente entende que qualquer cidadão pode ser gestor, mas não estamos discutindo ainda sucessão. O foco agora é outro”.
Mantendo o ‘foco’ na melhoria da eficiência de seu governo, o prefeito reforçou. “As secretarias estão sendo compostas de maneira independente, para que possam ser autônomas. E vão estar junto com o prefeito para que se possa ter uma resultado melhor e mais rápido”.
Projetos Urbanos
“Temos algumas obras que fazem parte das prioridades. O projeto de intervenção urbana vai contemplar doze bairros, já está em processo de licitação. São quase 200 ruas para serem asfaltadas e calçadas, esse projeto também contempla educação, saúde, e áreas de lazer, porque tem praças e parques. Estamos trazendo mais moradias através do Minha Casa Minha Vida, são mais três mil casas”.
Outro projeto importante está em andamento, segundo Isaac. “Juazeiro terá uma escola técnica federal, vamos dar inicio essa semana a esse assunto”.
O polêmico Anel Viário foi assunto levantado na entrevista. “O anel viário foi licitado e assinado contrato. Vamos dar início nesses próximos dias, a previsão do DNIT é que se inicie até fevereiro a travessia urbana. O anel viário nem projeto tinha, construímos o projeto, entregamos ao presidente Lula em 2010. E esse projeto vem tramitando, foi incluso no PAC 2 e agora de fato ele vai iniciar. Infelizmente tudo isso faz parte da burocracia pública, mas vamos fazer de tudo para que seja entregue o mais rápido possível a sociedade”.
Sobre as ações da prefeitura, Isaac assegura a construção de mais 18 creches, 25 quadras poliesportivas cobertas, 18 novas unidades de saúde, a segunda UPA, que já teve recurso aprovado e a ampliação da maternidade.
Carnaval 2013
Em relação ao carnaval 2013, alvo de muitas críticas, devido a seu novo formato e local para realização do evento disse que ele está mantido exatamente como foi anunciado, o percurso vai ser nas mediações da lagoa de Calú, passando pela BR. “O carnaval vai acontecer entre os dias 24 e 27. Peço a compreensão da sociedade, é um modelo novo, mas é um modelo que vem pra manter o carnaval. Fortalecendo a cultura do município de forma que traga segurança para população e equilíbrio financeiro. Isso foi feito para garantir a realização desse evento tão desejado pela sociedade. Existem divergências, mas defendemos que esse é o melhor modelo”.