Isaac vai a Brasília participar de manifesto
Durante entrevista ao Jornal AP, o Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), afirmou que participou ontem (15), em Brasília, da mobilização geral entre os prefeitos, intitulada “SOS Municípios”. Participaram da mobilização, a União dos Municípios da Bahia – UPB, a confederação Nacional dos Municípios – CNM e a Associações Municipalistas.
“O município passa por uma série de dificuldades e precisamos de mais recursos, dentre eles, o aumento de salários dos agentes comunitários e de saúde, piso salarial, melhoria das estradas que liga Juazeiro as cidades circunvizinhas, seca, abastecimento de água, entre outros. Tudo isso é de interesse nosso para o desenvolvimento regional”, disse Isaac.
Questionado se existem recursos suficientes para pagar os pipeiros aqui na região, ele foi direto. “Existe o recurso, mas não é suficiente, precisamos de ampliação nestes recursos, principalmente com a vinda de novas cisternas na cidade. Essa é uma luta que persiste e o interesse de cada prefeito é acabar com o abastecimento de carro pipa, mas enquanto não se constrói adutoras e poços artesianos precisam manter os abastecimentos emergenciais”.
Sobre a queda de 20% do FPM do mês de agosto para setembro, Isaac lamentou. “A queda foi para todas as cidades, o FPM é proporcional a todos os municípios. Aqui em Juazeiro foram afetadas todas as áreas de forma generalizada, estamos trabalhando cada vez mais no sentido de equilibrar a máquina e aumentar a nossa receita própria, sabemos que não é fácil, mas estamos fazendo essa tarefa”.
Quanto à paralisação no dia 25, onde todas as prefeituras da Bahia e Sergipe estão querendo fechar as portas, Isaac disse que Juazeiro vai atender o que for decido pelo consorcio e pela UBP. “A iniciativa é uma forma de protesto pela falta de um pacto federativo mais justo no País. Iremos discutir ainda com a UPB se iremos ou não fechar as portas, todos os municípios brasileiros estão passando por grandes crises, não podemos mais ficar com a maior responsabilidade. Tudo será decidido em reunião, o que for decido pelo consorcio e pela UBP iremos atender”.
O encontro em Brasília contou também com a presença dos prefeitos das cidades de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Juazeiro e Sobradinho.
Nesta quarta-feira (16) os prefeitos se reúnem com a bancada da Bahia, liderada pelo deputado Daniel Almeida na busca de conseguir apoio para a aprovação de propostas que amenizem a crise financeira vivenciada pelas administrações municipais e o compromisso dos deputados federais com a destinação de emendas parlamentares para os consórcios públicos intermunicipais elaborarem os planos de saneamento.