Itabuna defende liderança contra a Juazeirense e tenta se manter 100%

Dragão venceu os três primeiros jogos do estadual e tem sido a sensação do torneio

Por: Junior Almeida

Técnico Sérgio Araújo tem feito trabalho surpreendente no Itabuna, de volta à elite após 10 anos
Técnico Sérgio Araújo tem feito trabalho surpreendente no Itabuna, de volta à elite após 10 anos – 

O que diferencia um sucesso efêmero de um projeto duradouro? Talvez essa seja uma pergunta que custa um milhão de reais no futebol. Neste ano, os torcedores baianos que acompanham o estadual se depararam com uma surpresa que a cada dia caminha para não ser passageira. O Itabuna, recém promovido para a Série A, é o atual líder da competição e tem 100% de aproveitamento, após três partidas.

Empatado em pontos com o Bahia, segundo colocado, o Dragão do Sul faz história nesta edição do Baiano. Pela primeira vez em 36 participações, venceu as três primeiras partidas da competição. Hoje, entra em campo para escrever mais um capítulo de uma bela história sobre renascimentos.

De volta à elite estadual depois de 10 anos fora, pode emplacar a quarta vitória consecutiva. Contra a Juazeirense, no Mário Pessoa, jogará ao lado da sua torcida rumo a mais três pontos e à confirmação de que o fogo cuspido da boca desse Dragão, definitivamente, não é de palha.

Comandado por Sérgio Araújo, o Itabuna jogará pela segunda vez em sequência em Ilhéus. Na última rodada, atuou na cidade devido ao jogo contra o Barcelona local, que tinha o mando de campo da partida. O placar terminou em 1 a 0 para os visitantes, que tiveram Cesinha como autor do gol do triunfo. Após a partida, sobraram reclamações sobre a condição do gramado do Mário Pessoa e, sobretudo, ficaram os aprendizados.

“Não conquistamos nada”

Na partida de hoje, um adversário pode ser maior que a Juazeirense. A iluminação do palco onde vai ocorrer o duelo é motivo de preocupação para a comissão de Sérgio. “É uma iluminação que entendemos que carece de uma melhora, mas treinamos de noite para uma adaptação maior a esse cenário”, afirmou o comandante do líder do estadual.

Além da qualidade da luz, a condição do gramado também foi alvo de críticas por parte do treinador: “Na última partida, o gramado estava um pouco alto e o Barcelona tentou usar de alguns recursos para tirar proveito disso. Encharcar a área do goleiro e deixar a grama alta, por exemplo. Óbvio que não vamos usar desses artifícios, porque não é salutar para o futebol”.

Para aproveitar melhor a característica de transições rápidas da sua equipe, o Itabuna, por indicação de Araújo, pediu para abaixar o nível do gramado. A partir da sétima rodada, o clube utilizará um estádio na cidade de Camacã, há 500 km de Salvador, como sede dos seus jogos.

Em busca de seguir 100% e continuar fazendo história, o time tem Cesinha como trunfo. Autor de dois gols na goleada por 4 a 1 sobre o Vitória, no Barradão, também registrou o gol da vitória no duelo com o Barcelona e é o atual artilheiro do campeonato, com três gols, é um dos destaques do time.

Velho conhecido do treinador, o atacante é peça-chave na campanha do Dragão do Sul. “Já conhecíamos  Cesinha. Trabalhei com ele no Doce Mel. É rápido e insinuante, entendemos que é um jogador de um futuro promissor e que pode render muito mais no decorrer da competição”, ressaltou o técnico.

“Esse time é muito centrado. Existe uma responsabilidade muito grande do elenco, apesar da baixa média de idade em relação às demais equipes do Baiano”. É assim que o treinador define o perfil do plantel azulino, que  precisa lidar com os percalços e arapucas que uma ascensão muito rápida oferece no caminho.

A Juazeirense, adversária de logo mais, vive momento bem diferente. Depois de perder nas duas primeiras rodadas, para Bahia e Barcelona, respectivamente, conseguiu somar seus primeiros pontos, contra o Vitória.

De virada, venceu o Rubro-Negro por 3 a 1 e quer confirmar sua reação no campeonato hoje. Por isso, Sérgio Araújo sabe que terá um complicado rival pela frente. “Para a classificação, ainda precisamos no mínimo de mais duas vitórias. Temos um elenco consciente: ainda não conquistamos nada”, finalizou o  técnico do Dragão do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *