Ivete Sangalo avança em registro de marca de samba e chega a última etapa no INPI; saiba o que acontece
Por Bianca Andrade
O ano de 2025 pode marcar a entrada de Ivete Sangalo de forma definitiva para o mercado do samba. O processo iniciado pela cantora em setembro de 2024, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), teve uma atualização e a deixa a poucos passos de oficializar a marca ‘Ivete Samba’.
Em outubro, a última movimentação indicava que o processo iniciado pela artista teve a conclusão do exame formal e a publicação de pedido de registro para oposição, isto é, outra pessoa, física ou jurídica, com legítimo interesse na marca, poderia manifestar-se contra o pedido da cantora.
Sem a apresentação da oposição, o status do processo iniciado por Ivete é de “aguardando exame de mérito”, etapa considerada uma das mais importantes no registro de marca.
No exame de mérito, técnicos INPI conferem se a marca cumpre todos os requisitos necessários para que o instituto conceda o registro. Entre os pontos analisados, além das informações fornecidas, o INPI verifica se tudo ocorreu conforme a Lei da Propriedade Industrial.
O prazo para que o processo seja finalizado é indefinido pelo INPI. No Manual de Marcas do próprio instituto, eles informam que a entrega depende da “demanda acumulada e da capacidade de processamento do órgão”.
IVETE NO SAMBA
De acordo com a apuração do Bahia Notícias, o pedido da marca ‘Ivete Samba’ foi feito no nome de Ivete Sangalo no dia 18 de setembro no nome da própria cantora e tem como especificação “Apresentação de Espetáculos de Variedades; direção de shows; e fornecimento de programas de televisão, não baixáveis”.
A promessa de investir no gênero musical é antiga e chegou a virar piada entre os fãs por nunca ter saído do papel. Em 2023, os fãs chegaram a brincar com a situação após a cantora confirmar que faria o disco.
“Após cantar ‘Falta Você’ de Thiaguinho e ‘Derê’ de Belo, Ivete Sangalo anunciou que fará um álbum de samba em 2024. Essa é a milésima vez que a cantora faz esse anúncio”, escreveu um perfil dedicado a artista.
Desde 2024, a cantora tem se dedicado aos estudos do ritmo. O Bahia Notícias identificou alguns artistas entre os estudados pela cantora para ingressar no samba, entre eles Belo, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Péricles, Alcione. Vale lembrar que a artista já colaborou com alguns deles.
A irmã de Ivete Sangalo, Cynthia Sangalo, que também atua como empresária da cantora, atiçou ainda mais os fãs ao comentar sobre a possibilidade da cantora lançar um projeto no gênero.
SAMBA É O NOVO POP
O samba passou a ser a galinha dos ovos de ouro para os artistas da atualidade na criação de novas labels, mesmo que nos streams, o sertanejo continue como rei.
Desde o ano da estreia do projeto “Tardezinha”, de Thiaguinho, em 2015, para 2024, ficou nítida a alta na oferta de eventos de samba em todo o país, tanto de artistas que já cantavam o gênero como Mumuzinho, Sorriso Maroto, quanto no surgimento de novas bandas e novos projetos como a banda Menos É Mais.
Fora do samba, diversos artistas resolveram se arriscar e sucederam na missão, como Ludmilla e Glória Groove.
Apesar de não ser tão distante do samba, Léo Santana e Xanddy Harmonia, cantores do pagodão, lançaram em 2024 seus projetos voltados para o gênero, o ‘Paggodin’, que se assemelha ao ‘Tardezinha’ e ao ‘Numanice’, o ‘Xanddy Samba de Roda’, voltado para as raízes do samba.
Carlinhos Brown também anunciou um projeto semelhante e celebrou ter o samba nos holofotes, porém, ainda não lançou o ‘Samba Guetho Square’.