Jairzinho entra no Top-3 de maiores ídolos do Botafogo: ‘Pulava o muro para ver o Garrincha’

Foto: Guilherme Pinto
Marcello Neves

De gandula em General Severiano a sexto maior artilheiro do Botafogo. A trajetória de Jairzinho é marcante por onde ele passou, até mesmo na seleção brasileira. Tanto que o eterno furacão foi eleito o 3º maior ídolo da história do Glorioso, em votação realizada pelos jornais O GLOBO/Extra. Para o filho, o treinador Jair Ventura, esse reconhecimento é motivo de orgulho.

— A palavra que vem na cabeça é orgulho. Ele fazer parte desse gigante mundial, estar no top-3 é um orgulho para todos nós – declarou Jair Ventura.

— Ele contava histórias de quando pulava o muro de General Severiano para ver o Garrincha jogar. O segurança tinha que pegá-lo e colocá-lo para fora. Depois, ele fez o teste para o juvenil, acabou passando e ficou amigo do segurança para o resto da vida. Foi uma formação profissional e como pessoa – completou o filho do ídolo alvinegro.

Jairzinho marcou 186 gols em 412 jogos pelo Botafogo. Para Ventura, uma partida é especial na carreira do pai: a vitória por 6 a 0 sobre o Flamengo, em 1972.

— Nao tenho duvidas de que o 6 a 0 é histórico. Três gols em um rival, sendo um de letra. Isso vai ser dificil de ser batido. Esse é o grande momento que nos remete a lembrança – declarou.

Furacão da Copa de 70, campeão do mundo no México, Jairzinho foi várias vezes também vitorioso pelo Botafogo: além do Brasileiro de 1968, tem seis torneios internacionais, dois Rio-São Paulo e dois Cariocas.

Foto: Vitor Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *