Jingles históricos: Orestes fala, Maluf faz. Campanha para governador de SP em 86

No quadro jingles históricos do Frente a Frente de ontem, com o professor e cientista político Paulo Kramer, de Brasília, relembramos a campanha para governador de São Paulo em 1986, na qual Paulo Maluf perdeu, mas seu jingle entrou para a galeria das grandes produções na área. Era simples e fácil de ser lembrado: “Orestes fala, e Maluf faz/Ermírio xinga, e Maluf faz/Maluf faz, faz, faz, faz/A gente viver em paz, paz, paz, paz, paz, paz, paz!”

Mas quem ganhou aquela eleição foi o ex-prefeito de Campinas, ex-senador e vice-governador de Franco Montoro, Orestes Quércia, do PMDB, o que, aliás, ocorreu em todos os demais estados da federação, à exceção de um, Sergipe, que elegeu o pefelista Antônio Carlos Valadares. Clique no link abaixo e ouça o jingle.

Aquela foi a eleição do Plano Cruzado, lançado pelo presidente José Sarney (PMDB) em 28 de fevereiro de 1986. O Cruzado, por um breve tempo, alimentou as esperanças da população no fim do pesadelo hiperinflacionário. E isso impulsionou as campanhas das duas legendas que integravam a Aliança Democrática de apoio ao governo: o Partido do Movimento Democrático Brasileiro e o Partido da Frente Liberal.

Por: Magno Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *