Jorge Lobo deixa prefeitura sem dinheiro para pagamento dos servidores
Grazzielli Brito – Ação Popular
Um dos maiores problemas herdados por Olímpio Cardoso (PDT) ao assumir a Prefeitura Municipal de Uauá, Bahia, é a falta de pagamento dos servidores municipais. Jorge Lobo (PRTB) deixou o cargo com folha de salários dos servidores atrasada e parte do décimo terceiro salário sem pagamento, além de sérios problemas com empresas que prestam serviço a prefeitura a quem também não pagou.
De acordo com a lei, Olímpio pode acionar a Justiça pra resolver o impasse, uma vez que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que, na transição, deve haver provisão dos salários para pagamento até o quinto dia útil de janeiro.
Devido às queixas do Sindicato dos Servidores Municipais de Uauá – SINDSMU, os recursos da Prefeitura foram bloqueados, mas somente agora em janeiro. Em dezembro, o prefeito anterior recebeu mais de sete milhões de reais e não saldou suas dívidas nem pagou aos servidores. Dessa forma o novo prefeito assume uma prefeitura sucateada, recheada de dívidas, com os telefones cortados, e sem receita para o mês de janeiro.
Em contato com o Ação Popular Olímpio se colocou à disposição para fazer negociação referente ao débito deixado pelo antecessor. “Tenho interesse em honrar esses compromissos, resolver o problema dos professores e dos servidores de qualquer segmento, só que sem fundo de caixa é impossível fazer qualquer pagamento”.
O SINDSMU reuniu-se com o Secretário Municipal de Educação Professor Jadson, na ultima sexta (04/01), para discutir alternativas para o impasse gerado em torno do calote sofrido pelos professores na gestão de Jorge Lobo.
O presidente da entidade, Antônio Marcos, enfatizou a resistência do sindicato no combate as perseguições sofridas pelos servidores, por parte gestão passada. Disse que, o mais importante naquele instante era abrir o diálogo no sentido de construir novas alternativas, transformar atitudes e centralizar as ações com foco no respeito às leis, valorização dos profissionais da educação e na qualificação profissional.
O prefeito Olímpio Cardoso assegura o cumprimento de tudo o que foi mencionado por Antônio Marcos. “Eu vou honrar todos os meus compromissos de campanha, esse problema enfrentado pelos servidores foi causado pelo meu antecessor. Mas, quero convidar a classe para uma negociação e resolver o problema”, finalizou Olímpio.