Jornada Pedagógica 2015 acontece nesta terça-feira
A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro realiza nesta terça-feira, 07, a Jornada Pedagógica 2015. Com o tema “Avaliação, Avanços e Desafios”, o evento acontecerá no Auditório Multieventos da UNIVASF, nos turnos da manhã, tarde e noite.
No turno da manhã, das 08h às 11h30, a Jornada será dedicada aos Professores do 1º ao 5º ano; à tarde, 13h30 às 17h30, o público será o da Educação Infantil, Coordenadores, Gestores e professores de AEE; à noite, 18h30 às 21h30, teremos um público do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, séries finais, e educação de Jovens e Adultos – EJA. Nos três momentos será discutida a avaliação externa e a avaliação em pequena escala – que é a avaliação da aprendizagem utilizada em sala de aula – assim como a estimativa na perspectiva de inclusão, referente à educação infantil e institucional.
De acordo com a Superintendente Pedagógica, Luzanilde Aguiar, o objetivo da Jornada Pedagógica 2015 é debater sobre como a avaliação tem sido vista e desenvolvida pelos professores municipais. “Porque, apesar dos avanços que já tivemos na Rede e hoje termos um nível de aprendizagem muito bom, principalmente no segmento de educação infantil e de séries iniciais, há alguns entraves e esses serão discutidos. Por exemplo: qual a nossa concepção de avaliação? Será que a nossa avaliação está condizente com a política de avaliação da Rede Municipal de Ensino? Será que os instrumentos avaliativos dão conta do que realmente precisamos perceber no processo de aprendizagem dos nossos alunos? Será que a avaliação tem sido vista como um meio de evolução do aluno, ou um meio de punição? São questões como essas que serão discutidas com nossos professores”, completa Luzanilde.
A expectativa da coordenação da Jornada é tentar fazer com que a avaliação feita em sala de aula esteja condizente com a política de avaliação do município e tenha uma relação com a avaliação externa (Prova Brasil, ENEM, IDEB). “O que temos percebido é que o aluno da rede se sai muito bem nas avaliações externas e ainda há um alto índice de reprovação no ensino fundamental e EJA. Eu creio que com essas discussões nós vamos contribuir com os professores no processo de avaliação da sala de aula e vamos ter respostas no final do ano, pois vamos perceber uma avaliação mais justa”, conclui a Superintendente.
Por Ramáiana Leal/ SEDUC