Jornalista da Globo agredido por manifestantes
Folha de S.Paulo
O jornalista da TV Globo Caco Barcellos foi agredido e impedido de cobrir um protesto em frente à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) nesta quarta-feira (16).
Manifestantes protestavam contra o pacote de ajuste fiscal proposto pelo governador Luiz Fernando Pezão e que começou a ser debatido na Alerj nesta quarta.
O apresentador do programa “Profissão Repórter” foi coagido a deixar o protesto sob os gritos de “golpista” e “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”. Enquanto se afastava, alguns manifestantes o seguiam e atiravam garrafas de água.
O jornalista chegou a ser atingido também por um cone de trânsito. Com escolta de policiais, Barcellos entrou em um prédio e se escondeu.
Em nota, a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) repudiou as agressões “por entender que representam também uma grave ameaça a liberdade de imprensa e ao livre acesso a informação, assegurados pela legislação em vigor”.
O comunicado diz ainda que, horas antes, outro repórter foi agredido com um pontapé e perdeu os óculos “ao escapar do grupo que o perseguia”.