Pelo menos três jornalistas de televisão foram agredidos nesta terça-feira (10) durante manifestações a favor da presidenta Dilma Rousseff (PT), em Vitória, no Espírito Santo.
Representantes da
TV Gazeta, afiliada da
Globo, da
TV Tribuna, afiliada do
SBT, e da
TV Capixaba, afiliada da
Band, foram agredidos, com tudo sendo filmado pelas equipes.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), um homem espancou os repórteres, perguntando se eles iriam filmar tudo o que ocorria na manifestação.
Mais tarde, um outro manifestante, ligado ao Sindicato dos Portuários, acabou preso em flagrante tentando jogar um rojão de escala 4 em um dos jornalistas. Ele foi levado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória. Camilo de Lelis Santos Cardoso pagou fiança de R$ 5 mil e foi liberado.
O Sindicato dos Jornalistas do estado (Sindijornalistas) repudiou a truculência dos manifestantes. “Esses manifestantes que confundem posição das empresas de comunicação com o trabalho legítimo dos trabalhadores jornalistas não merecem estar nas ruas em defesa da democracia. É inaceitável impedir a liberdade de imprensa, um dos pilares da garantia de um país livre e democrático”, afirmou o órgão em comunicado.