Jornalistas vão depor na Comissão da Verdade sobre “anos de chumbo”

A Comissão Estadual da Memória e Verdade vai ouvir nesta quinta-feira, dia 3, a partir das 9h, o depoimento dos jornalistas Samarone Lima e Carlos Garcia sobre a repressão sofrida pela imprensa pernambucana durante o regime militar.

Os depoimentos vão subsidiar as investigações sobre as perseguições impostas aos jornalistas (prisões, torturas e mortes) e aos jornais pela ditadura de 64, especialmente após a edição do Ato Institucional nº 5, em 13 de dezembro de 1968, que fechou o Congresso Nacional, estabeleceu a censura prévia e suspendeu o habeas corpus.

ImageProxy

O evento é aberto ao público e acontecerá na sala Calouste Gulbenkian, da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro de Casa Forte, no Recife.

Samarone Lima é jornalista e escritor. Há 20 anos ele pesquisa e escreve sobre ditaduras no Brasil e América Latina. Atualmente, está escrevendo um livro sobre o atentado ocorrido no Aeroporto dos Guararapes, em 1966, que vitimou o jornalista Édson Régis, tio do vereador recifense André Régis (PSDB).

O jornalista Carlos Garcia, que trabalhou nas sucursais dos jornais “Última Hora” e “O Estado de São Paulo” chegou a ser preso e torturado durante o regime militar. (Inaldo Sampaio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *