Joseph Bandeira de malas prontas para o PSB
Da Redação
Uma vez definida a candidatura de Eduardo Campos (PSB) à presidência em 2014 – destino quase certo – o ex-prefeito e ex-deputado Joseph Bandeira, suspenso do Partido dos Trabalhadores (PT), também define seu caminho político rumo ao PSB. Os socialistas precisarão, para eleição de Campos, do apoio de grandes lideranças políticas em todo território nacional. Em Juazeiro, Bandeira é a figura certa para encarar o PT como oposição, além do que, é inegável o grande número de eleitores que o ex-petista possui na região.
Devido a esse desenho político que indica o caminho de Bandeira ao PSB, o PT já sinaliza interesse pela permanência dele no partido. Em recente visita a Juazeiro, Jonas Paulo, presidente da executiva estadual, disse que dependerá de Bandeira ficar ou não no PT. Segundo informações de um dos assessores de Bandeira jamais ele irá continuar no partido. “É difícil, mesmo porque, o povo de Juazeiro sabe das humilhações e perseguições. Existe o convite do PSB para que ingressemos na legenda, mas para isso é necessário cautela. A candidatura de Eduardo Campos está começando a se organizar agora, e na Bahia o partido poderá marchar unido com a oposição. É cedo, mas a oposição precisa de palanque em Juazeiro”, informou.
No cenário municipal isso provocaria uma reviravolta na política já que, em Juazeiro, os socialistas são grandes aliados do PCdoB (partido do prefeito Isaac), que tem o PT como aliado. Neste caso, ficará complicado os socialistas abandonarem os comunistas para entrarem numa aventura. Aventura essa, que a nível estadual e nacional já se anuncia com as pré-candidaturas da senadora Lídice da Mata (ao governo do estado) e de Eduardo Campos à presidência.
Outra figura política que se interessa pela legenda socialista é o ex-carlista e hoje aliado petista, o pré-candidato a deputado federal Pedro Alcântara (PR). Joseph e Pedro nunca se bateram politicamente. Com todo o interesse envolvido, a intenção de Joseph à candidatura para deputado federal, seja pelo PSB ou não, pode sofrer retaliação devido aos problemas jurídicos que esse enfrenta. Um de seus rivais chegou a comentar com a reportagem do Ação Popular que “a justiça será acionada no momento certo”.
O presidente do diretório municipal do PT, em Juazeiro, Clemens Nunes, comentou o assunto. “Primeiramente, o presidente da estadual Jonas Paulo não fez um convite, mas disse que se ele quiser ficar, o partido vai avaliar, o que eu, particularmente, acho difícil que aconteça (a permanência). Também não acredito que Eduardo rompa com o PT e saia candidato”, disse.
Sobre o PT e a eleição 2014, Clemens disse que estão acontecendo encontros regionais para definição do candidato a governador do estado, entre quatro nomes: Rui Costa, Sérgio Gabrielli, Luiz Caetano e Walter Pinheiro. “Esse é um debate que o PT está promovendo, até o fim do ano isso vai ser definido. Acho que Walter tem boa visibilidade, no dia 27 de abril esse encontro vai acontecer em Juazeiro”.