Jovens visitam Estação de Tratamento de água da COMPESA
Os Jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Petrolina ( NUCA), fizeram uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA-Vitória) da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). A Estação fica na Zona-Oeste do Município, onde os alunos foram guiados pelo engenheira da Companhia, Nádia Mariana, que foi explicando como era todo o trajeto da água e de que forma era tratada até chegar aos lares de cada petrolinense.
Foram feitas muitas perguntas pelos estudantes, que estavam curiosos e preocupados com a questão da poluição e maus tratos com o meio ambiente. Ficou bem entendido que, a água, depois de tratada, é levada para reservatórios espalhados pela cidade e que de lá segue para os lares onde chega totalmente livre de impurezas
Os alunos entenderam com clareza todo o processo de tratamento da água, desde o momento em que é coletada no Rio São Francisco, passando pelos estágios de coagulação, floculação e aplicação de flúor. Foram vistas as galerias onde a água é armazenada. BR>
Os jovens ainda visitaram o laboratório de análise, onde é realizada a cada duas horas, a verificação das condições necessárias para que a água esteja potável, em perfeito estado para o consumo humano. A visita é parte de um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cidadania que busca a renovação da comenda Selo UNICEF Município Aprovado na Edição 2013 /2016.
Para a Articuladora do Selo UNICEF no município, Célia Regina carvalho, desenvolver o trabalho com jovens demonstra o compromisso da Prefeitura de Petrolina com a juventude que precisa estar consciente e ter informações suficientes a fim de gerar o conhecimento que garanta a sustentabilidade para as futuras gerações.
‘É preciso possibilitar ao jovem o acesso a informações e maneiras mais responsáveis de convivência humanitária e zelosa para com o meio ambiente; neste sentido, gerar conhecimento e transformação social. Levá-los ao campo e mostrar in loco os trabalhos que são desenvolvidos por cada segmento, só faz com que eles cresçam e desenvolvam suas próprias idéias de como cada processo é realizado. Nossa missão é contribuir para uma juventude que realmente saiba o que quer, e não apenas aquela que repassa informação’ pontua a Articuladora.
Texto Cauby Fernandes/Ascom Cidadania