Juazeiro homenageará João Gilberto com escultura às margens do rio e show de Miúcha
O Prefeito Isaac Carvalho anunciou na manhã desta quarta-feira, 16, nova homenagem da Prefeitura a João Gilberto, um dos artistas brasileiros mais cultuados pela crítica mundial. Desta vez o genial artista juazeirense será agraciado com escultura às margens do rio, a qual ficará exposta ao lado do Vaporzinho. O evento fará parte da programação do 18º Festival Edésio Santos da Canção/FESC, que acontecerá de 22 a 24 de outubro, na Orla 2.
A inauguração da escultura – cujo título é “Um banquinho, um violão” –, será no dia 24 durante encerramento do Festival e contará com show da conceituada cantora carioca Miúcha, considerada uma das grandes intérpretes da bossa nova, irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto. A obra tem a assinatura do escultor mineiro Léo Santana, que também é autor da famosa escultura de Drummond, localizada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Mesmo sem gravar ou fazer apresentações há vários anos, além de manter uma vida reclusa e totalmente off-mídia, João Gilberto continua sendo ovacionado em escala internacional. Prova disso é a recente pesquisa do site Spotify Music, que traz o “Papa da Bossa Nova” ocupando a lista dos cinco artistas brasileiros mais executados fora do país.
“Todas essas homenagens que nossa gestão tem feito a esse genial artista se justificam porque além de sua imensa contribuição para a cultura brasileira, apenas o fato de João ter nascido aqui já vem projetando o município em escala internacional. Por isso temos orgulho desse ilustre filho de Juazeiro e essa escultura simboliza o nosso eterno agradecimento”, relatou o prefeito Isaac, lembrando ainda que em 2011 a Prefeitura realizou um grande evento em comemoração aos 80 anos do artista.
Este ano o tema da 18ª edição do Festival Edésio Santos será “Do cais ao Japão, no tempo de João”.
Luiz Hélio/PMJ