Juazeiro pode perder área do Centro de Cultura João Gilberto para iniciativa privada; Medeiros cobra explicação da prefeitura
De acordo com a empresa Central dos Leilões, será leiloado no próximo dia 27/05, em Salvador, uma área localizada na Rua Dr. Nelson Xavier, em Juazeiro (BA), com 11.486m², pertencente à Empresa Baiana de Alimentos (EBAL). Em outubro do ano passado, em entrevista à imprensa local, o secretário de ações estratégicas de Juazeiro, Flávio Luís, confirmou que a área abrange também parte do local onde fica o Centro de Cultura João Gilberto. Essa Informação também consta na certidão de Registro de Imóveis (e na planta em anexo) que indica os limites do terreno referido no edital: ao norte com a Cia. Viação Bahia do São Francisco, ao sul com a Rua José Petitinga, a leste com o prédio onde hoje funciona uma academia de ginástica e a oeste com o Grande Hotel.
Após a divulgação do leilão, o vereador Zé Carlos Medeiros cobrou uma explicação da prefeitura sobre o caso. “A gestão pública precisa deixar claro sua posição. No ano passado foi divulgado um decreto de desapropriação do terreno, mas, pelo visto, não resolveu, pois a empresa pública insiste em vender a área que abrange também o Centro de Cultura. Exijo da prefeitura uma explicação”, pontua.
Medeiros informou que entrou em contato com o advogado Márcio Jandir, ex-procurador do município, que garantiu que junto ao também ex-procurador Pedro Cordeiro vão atuar na defesa do patrimônio público com as devidas ações jurídicas. Além do contato com o advogado, Medeiros acionou o gabinete do deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) solicitando apoio na questão.
“O que depender do nosso trabalho e da nossa mobilização para Juazeiro não perder um dos seus instrumentos de lazer e promoção da cultura, vamos fazer. Estamos sempre com coragem na defesa do nosso povo”, garante o parlamentar.