Juazeiro sediou a 4ª reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a seca

Wilson Cota (Prefeito de Casa Nova) e Genário Rabelo (Prefeito de Canudos)

Thalita Bezerra – Ação Popular

O anúncio de novas ações do Governo da Bahia marcou a quarta reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, realizada na última quinta-feira (28). A reunião aconteceu no Auditório da Universidade do Estado da Bahia – UNEB na cidade de Juazeiro. Foi restrito aos membros do comitê, ao seu coordenador, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa e aos prefeitos de 16 municípios pertencentes aos territórios de Itaparica e Sertão do São Francisco.

Secretários estaduais Rui Costa e Eduardo Sales

Mesmo o governo já sabendo das demandas, fez questão de perder tempo em ouvir as mesmas ladainhas neste período de campanha política em ano pré eleitoral. “Em Canudos, as chuvas que caíram foram poucas. O açude está abaixo de sua capacidade, a quantidade de carros pipas não atende as famílias que sofrendo no sertão. Ainda assim, necessitamos de atenção para resolver problemas relacionados as estradas vicinais, iluminação na zona rural. O pior que a previsão de chuvas para os próximos seis meses é minima mesmo passando pelo tempo de trovoada que termina agora no mês de março. A nossa situação é altamente preocupante onde os animais já foram dizimados em boa parte”, esclarece o prefeito de Canudos, Genário Rabelo, o popular Geo (PSD).

Deputado Roberto Carlos

“Em Casa Nova a nossa situação não é diferente. Encontramos a prefeitura numa situação altamente difícil sem prestação de contas, nome sujo no CAUC com convênio sem assinar, inclusive com o Ministério da Integração Nacional onde deveríamos ter recebido recursos para contratar carros pipas e não podemos porque o ex gestor achou por melhor prejudicar as famílias carentes da zona rural depois que perdeu as eleições, lamentou o prefeito Wilson Cota (PMDB).

Emanoel LimaSuperintendente da Codevasf

“Mesmo com o município sendo localizado na borda do Lago de Sobradinho os prejuízos aumentam a cada dia causando desemprego, famílias indo morar em outros centros, na verdade a falta de oportunidade tem gerado problemas graves para todos nós”, disse Cota.

Isaac Carvalho, Prefeito de Juazeiro

Na oportunidade, outros gestores gestores apresentaram as dificuldades enfrentadas e receberam orientação quanto aos procedimentos de acesso a benefícios emergenciais. “Vamos atender cada prefeito e apresentar tudo o que foi realizado nos territórios. Esta reunião de trabalho nos permite otimizar as realizações do Estado. O diferencial do Comitê é a articulação direta com os municípios”, diz Rui Costa ao explicar que desde a criação do órgão estadual, foram realizadas videoconferências com os representantes dos municípios em situação de emergência”.

Carlos Brandão, Prefeito de Curaçá

Na ocasião, o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles, informou qual objetivo do encontro. “Queremos apresentar medidas de convivência com a seca, escutar as demandas dos municípios e promover o alinhamento das gestões estadual e municipal”.

Paulo Sérgio, Chefe de gabinete da Prefeitura de Uauá, representou o Prefeito

A reunião itinerante contou também com a participação do Prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão (PPS), os deputados estaduais Rangel Paulo Rangel (PT),Roberto Carlos (PDT) e Yulo Oiticica (PT), o prefeito se Sobradinho Luiz Vicente (PDT), o prefeito de Juazeiro Isaac carvalho (PCdoB), o Sub Secretário de Relações Institucionais Pedro Alcântara (PR), o Superintendente da Codevasf, Emanuel Lima, entre outros.

Deputado Paulo Rangel e Pedro Alcântara

O quinto encontro itinerante do comitê será em Itaberaba, no dia 5 de março, e reunirá prefeitos dos territórios Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *