Julio Lossio busca apoio do DNOCS para o G20
Nos últimos dias o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, incluiu em sua agenda, reuniões de planejamento e articulações para o G20 Semiárido e na sexta-feira (10), o gestor municipal cumpriu mais um compromisso com este objetivo. Lossio se reuniu com Walter Gomes de Sousa, diretor-geral do Departamento Nacional de obras contra as secas (DNOCS), órgão com atuação no Nordeste e especialmente no Semiárido.
Na pauta do encontro estavam as motivações para a criação do G20 e os objetivos que o Grupo pretende alcançar a curto, médio e longo prazo. Julio Lossio apresentou sua preocupação com a seca nas cidades que formam o G20, especialmente àquelas localizadas no sertão, que têm uma situação mais crítica. O prefeito também abordou a questão da crise hídrica que atinge algumas cidades do Semiárido, entre elas Petrolina, pauta que vem recebendo atenção e ações da administração do prefeito Julio.
“Temos lutado com muita força contra os impactos da crise hídrica na nossa irrigação, mas é preciso que pensemos de forma ampla em ações concretas e duradouras, para não penalizarmos a população do Semiárido e também no Nordeste, com a escassez de água”, avalia Julio Lossio.
O DNOCS gerencia 316 açudes de sua propriedade no semiárido brasileiro e é responsável também pela instalação de estradas, linhas de transmissão de energia, sistemas de abastecimento de água e, em tempos mais recentes, a irrigação e a introdução e incremento de espécies piscícolas.
Texto: Thirza Santos