Justiça Eleitoral impugna pesquisa realizada pelo Instituto Opinião em Petrolina
Da Redação
Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Opinião no período de 04 a 09 de setembro, foi impugnada pela juíza da 144ª Zona Eleitoral de Petrolina, Juçara Leila do Rêgo Figueiredo. A pesquisa foi encomendada e publicada pelo Blog de Magno Martins no último dia 12, e reproduzida pela imprensa da região, blogs e redes sociais, além de ser utilizada no guia eleitoral.
Alegando que a pesquisa estaria “viciada”, o candidato a prefeito pelo PT, Odacy Amorim, entrou com pedido de impugnação porque se sentiu prejudicado por estar em terceiro lugar, pouco atrás de Fernando Filho (PSB) e de Júlio Lóssio (PMDB), que estaria em primeiro.
Diante disso, a juíza citou a legislação eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e afirmou que tem como uma de suas finalidades coibir a manipulação de dados ou irregularidades, como ficou comprovado na pesquisa da Arcerte, empresa responsável pela pesquisa que também foi condenada a pagar multa.
A Justiça Eleitoral encontrou ainda outra irregularidade em uma das perguntas do questionário da pesquisa, que omitia apoios que o candidato do PT tem de lideranças nacionais do PT. A juíza também destacou que o eleitor pode ser levado ao erro por acreditar na pesquisa.
Com informações da Gazzeta do São Francisco.