Prefeituras pernambucanas vão fechar as portas amanhã
1- Prefeituras da Mata Norte e do Agreste Setentrional vão fechar suas portas nesta quarta-feira em protesto pelas constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios.
2 – O movimento está sendo organizado pelo Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS) e deverá reunir vários prefeitos das duas regiões.
3- O ato está previsto para ter início às 9h, na sede do consórcio, que fica na BR-408, Bairro Novo, em Carpina.
4- Durante a mobilização, que será comandada pelo prefeito de Tracunhaém e presidente do Consórcio, Belarmino Vasquez, os prefeitos irão cobrar a aprovação da PEC que aumenta o valor do FPM.
5- Segundo Vasquez, algumas prefeituras, agora em outubro, não tiveram condições sequer de cobrir o duodécimo da Câmara com a segunda quota do FPM (dia 20) de tão baixo que ele foi.
6- A permanecer este quadro, diz o prefeito, virão demissões, redução dos serviços públicos e atraso de pagamento a fornecedores.
7- O presidente do Comanas disse também que a União precisa rever a forma pela qual é calculado o FPM.
8- “Se continuar assim, os prefeitos irão viver permanentemente de pires nas mãos”, disse ele.
9- Para completar o quadro de dificuldade das prefeituras, a Câmara Federal pretende votar no próximo dia 5 o reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde.
10- Tudo bem que o dinheiro é do governo federal. Mas os municípios entram com os encargos sociais e a infraestrutura. E isso representa custo.
É isso aí.