Kalil derrota candidato de Aécio
Com 97,31% dos votos apurados, o candidato do PHS à prefeitura de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, vence a disputa. Com a apuração neste patamar, ele tinha 53,31% dos votos válidos. Com este porcentual, ele não pode mais ser ultrapassado. Neste segundo turno, Kalil derrotou o candidato do PSDB, João Leite, que tinha 46,69% dos votos.
A vitória de Kalil sobre Leite representou derrota política para o senador tucano Aécio Neves, que não esconde o desejo de ser novamente candidato à Presidência em 2018 pelo PSDB. Aécio apoiou Leite, enquanto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reforçou a campanha de Kalil.
Dentro do partido, Alckmin é o principal oponente de Aécio na vaga para 2018. O governador saiu fortalecido após o sucesso expressivo de João Doria (PSDB) na capital paulista ainda no primeiro turno, fato que não acontecia desde 1988. Ao longo da campanha e em seu discurso como prefeito eleito, Doria afirmou que sua vitória lançaria a candidatura de Alckmin em 2018.
O resultado da eleição municipal reafirma mais uma derrota para Aécio em Minas Gerais, seu reduto político. Em 2014, ele fracassou duplamente em casa: foi menos votado que Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência e viu seu candidato a governador, Pimenta da Veiga (PSDB), perder para o petista Fernando Pimentel.