Meu herói! Orientação sexual dos heróis rende muitos quadrinhos. Viver listou algumas revelações
Os heróis dos quadrinhos já foram retratados como “machões” ou estandartes dos “antigos valores norte-americanos”. Não mais. As editoras mais famosas, como Marvel e DC Comics, famosas por seus personagens densos e cheios de camadas, atualizam os dilemas dos super-heróis aos novos tempos. A edição desta semana da All-New X-Men coloca sob os holofotes não apenas orientação sexual, mas a dificuldade de assumi-la.
Em flashback, a telecinética mutante Jean Grey revela a homossexualidade do Homem de Gelo.Quadrinhos assim são inclusivos, desafiam preconceitos e ajudam a derrubar barreiras sociais. A iniciativa de revelar a existência de heróis homossexuais e bissexuais no universo dos quadrinhos, que já aconteceu em edições históricas de Hellblazer (DC Comics), por exemplo, vem sendo usada mais frequentemente há cerca de três anos. O Viver reuniu algumas saídas do armário. Veja abaixo.
Lanterna Verde
Como parte de reboot lançado em 2012, a DC Comics revelou que o Lanterna Verde original Alan Scott é de fato homossexual. O quadrinho, que mostra Scott reencontrando seu namorado e o saudando com um beijo, foi elogiado pelos fãs da história, que também rebateram as críticas de quem não aceitou a revelação. Vale lembrar que o posto de Lanterna Verde já foi passado por vários personagens, sendo Alan um dos primeiros. A versão que foi para os cinemas em 2011, com Ryan Reynolds, era o canastrão Hal Jordan.
Homem de Gelo
Membro do time clássico dos X-Men, o Homem de Gelo se assumiu homossexual na edição número 40 da HQ All new X-Men. A revelação, no entanto, não foi feita abertamente, mas sim por meio da personagem Jean Grey, que tem o poder de ler mentes. A briga ocorreu após comentários machistas do Homem de Gelo, Jean prontamente respondeu: “Você não deveria tentar compensar o fato de ser gay atacando outras mulheres”.
Wolverine
Em 2013, o mutante Wolverine e o herói grego Hércules protagonizaram um romance no universo paralelo de X-treme X-Men. A manobra da Marvel foi elogiada após anos de construção da imagem de “machão” de Wolverine.
Mulher-Gato
Ainda na DC Comics, a gatuna Selina Kyle, do universo Batman, saiu do armário ao revelar o relacionamento com uma colega, em edição dos Novos 52. Vale lembrar que, mesmo com a homossexualidade, um dos elementos característicos do relacionamento entre ela e o Homem-Morcego é a tensão sexual.