Lei da mordaça no PT

A executiva nacional do PT adotou a lei do silêncio sobre o destino do partido nas eleições no Recife. É a chamada lei da mordaça, não se sabe se baixada pela presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffman, ou adotada espontaneamente pelos dirigentes José Guimarães e Paulo Teixeira, escalados para buscar a construção do consenso quanto à candidatura de Marilia Arraes, nas intermináveis reuniões da sexta-feira passada, na capital pernambucana.

Procurado ontem em Brasília por este colunista, José Guimarães, vice-presidente da executiva nacional, se negou a fazer qualquer comentário sobre o processo desencadeado no Recife, junto à executiva municipal, para se fazer cumprir a resolução, baixada pelo diretório nacional, de o partido disputar em faixa própria as prefeituras das capitais e dos municípios com eleitorado acima de 200 mil.

“Estou sem poder falar”, retrucou Guimarães, localizado, ontem, no corredor das comissões do anexo III, da Câmara dos Deputados. O deputado cearense, que há dois meses deu uma entrevista exclusiva ao Frente a Frente e ao meu blog, falando da sua disposição de brigar pelo espaço conquistado por Marília, mudou de comportamento, apresentando irritação e até afobação.

Sua postura tem tudo a ver com a provável recomendação que recebeu para evitar declarações até que o processo não contamine de vez o senador Humberto Costa, que bate de frente com a tese da candidatura de Marília, a ponto de ter dado “pitis” no encontro sem fim do Recife. Também procurada, Gleisi se negou a falar por meio de um recado da sua assessoria de comunicação.

O silêncio favorece ou prejudica Marília? Por um lado, pode ser interpretado como sinalização de que os dirigentes nacionais, fechados com a candidatura dela, não querem ir para o confronto direto com Humberto. Mudos ou falantes, o fato é que a direção do PT tem até o próximo dia 30 para dar um desfecho ao imbróglio Recife. (Magno Martins)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *