Lenine e Lula Queiroga em encontro histórico da música pernambucana
O disco foi resultado do show Trem fantasma realizado no Parque Laje, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no final de novembro de 1982. Lula Queiroga e Lenine se conheceram no Recife, no final dos anos 1970, época de festivais estudantis. Lenine fez parte do Flor de Cactus, com Zeh Rocha na formação, e chegou a gravar um compacto, produzido por Zé da Flauta com composições de Lula Queiroga.
Lenine sugeriu a Lula o show do Trem fantasma. E com ele trouxe a Folha Seca, um grupo de amigos músicos: Alberto Rozenblit (guitarra), Cláudio Wilver (bateria), Fábio Girão (baixo), Marcelo Bernardes (sax), Marcio Brandão (teclados), Paulinho Muylaert (guitarra), Alex Madureira (guitarra), Durval (percussão).
Quase todos eles estarão na festa de aniversário do Baque solto, além de Zeh Rocha – autor, com Erasto Vasconcelos, da música que abre o disco, Maracatu silêncio -, e Bráulio Tavares, que não está no disco, mas era um dos destaques da turma da pá virada do baque solto.
Além da canção Trem fantasma, cujos versos abre a matéria, o repertório do show vai lembrar outros sucessos do Baque Solto, como Maracatu silêncio, Girassol da caverna, Comício, Êxtase, Essa alegria e O abraço e a lágrima. (Ne10)