Líder sioux Touro Sentado rende-se às tropas norte-americanas

Perseguido pelo exército norte-americano após vencê-lo em Little Bighorn, refugiou-se no Canadá com os seus seguidores

touro sentado

No dia 20 de julho de 1881, cinco anos após a célebre derrota do general George A. Custer na Batalha de Little Bighorn, o líder indígena Sioux Touro Sentado rende-se ao Exército dos Estados Unidos, que promete anistia a ele e aos seus seguidores.Touro Sentado havia sido o grande líder do levante dos Sioux em 1876, que resultou na morte de Custer e 264 de seus homens em Little Bighorn. Perseguido pelo exército após a expressiva vitória indígena, refugiou-se no Canadá.

Nascido no Grand River Valley, atualmente Dakota do Sul, Touro Sentado logo conquistou reconhecimento da tribo Sioux como guerreiro capacitado e homem de visão. Em 1864, lutou contra o exército dos EUA, então comandado pelo general Alfred Sully, na Montanha Killdeer. Dedicou-se a partir de então a comandar a resistência Sioux contra a invasão do homem branco. Pouco tardou para ganhar adeptos não só em sua tribo como também entre os grupos nativos americanos dos Cheyennes e dos Arapahos. Em 1867, tornou-se o principal chefe de toda a nação Sioux.

Em 1876, Touro Sentado não foi o responsável direto pelo comando estratégico na vitória em Little Bighorn, porém sua influência moral inspirou Crazy Horse (Cavalo Louco) e outros vitoriosos líderes militares indígenas. Em seguida fugiu para o Canadá. No entanto, em 1881, vendo o seu povo passar fome, chefiou o seu retorno aos Estados Unidos e pessoalmente se rendeu.

Foto:

oi mantido como prisioneiro de guerra no Forte Randall, na Dakota do Sul, por dois anos, sendo-lhe posteriormente concedida uma permissão para viver na reserva Standing Rock, entre a Dakota do Norte e do Sul. Em 1885, viajou uma temporada com Buffalo Bill (William Frederick Cody), que matou milhares de búfalos num curto espaço de tempo e se tornou mundialmente famoso graças a um show sobre o Oeste Selvagem (Buffalo Bill’s Wild West show).

Em 1889, as proclamações espirituais de Touro Sentado influenciaram a ascensão da “Ghost Dance” (Dança Fantasma), um movimento religioso indígena que proclamava que os brancos iriam desaparecer e que os indígenas mortos e os búfalos retornariam.

Phil Konstantin/WikiCommons

Lápide de granito do Touro Sentado emm Mobridge, Dakota do Sul

Sua defesa do movimento “Ghost Dance” atraiu a antipatia dos funcionários governamentais e em 15 de dezembro de 1890, a polícia irrompeu na casa de Touro Sentado na área do Grand River, tentando prendê-lo. Há muita controvérsia e confusão sobre o que sucedeu depois.

Segundo alguns relatos, combatentes de Touro Sentado teriam alvejado o comandante da tropa policial, que imediatamente teria reagido e morto o líder Sioux com um tiro. De acordo com outros, a polícia teria sido instruída pelo major James McLaughlin, diretor da Agência Sioux de Standing Rock, a matar o chefe a qualquer sinal de resistência. Seja qual for o caso, Touro Sentado foi alvejado mortalmente. A polícia rapidamente enterrou seu corpo no Forte Yates no interior da reserva Standing Rock. Em 1953, seus restos foram removidos para Mobridge, Dakota do Sul, onde uma lápide de granito marca o local de seu sepultamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *