Livro infantil causa polêmica na França por mostrar personagens nus
O livro infantil francês “Tous à Poil!” tem causado rebuliço por apresentar seus personagens nus. O partido de extrema-direita do país se manifestou, em rede nacional, contra a publicação, o que fez com que editores de livros e professores decidissem posar nus como protesto em defesa do livro.
“Tous à Poil!”, de Mark Daniau e Claire Franek, recebeu duras críticas do líder do partido UMP, Jean-François Copé, que foi até a televisão para denunciar a obra no início do mês e repudiar o seu uso pedagógico. O livro, publicado pela editora francesa Le Rouergue, foi classificado pelo político como “uma indecência”. Copé chegou a dizer que seu coração parou de bater quando viu a publicação.
As críticas do político, porém, tiveram efeito contrário e fizeram o livro chegar ao topo dos mais vendidos na França. Editores de livros e professores fizeram um ensaio nu em defesa da obra, que segundo o grupo não deveria ser alvo de intolerância, pois permite que “todos os cidadãos vejam informalmente a sociedade de hoje e o mundo de amanhã”. (Band)