Lossio diz que Temer cumpriu seu papel
Ação Popular
Durante coletiva com a imprensa, o prefeito Júlio Lossio (PMDB) afirmou que está trabalhando para que seu projeto de construção de 20 AME’s seja concluído até o final de seu mandato. “Em 2009 o projeto era para dez unidades, uma para cada 30 mil habitantes, e depois achamos por melhor reformular – devido ao crescimento da cidade – e hoje é para atender 15 mil pessoas, inclusive para atender aquelas que moram nas áreas irrigadas, Rajada, Izacolândia, dentre outras. Algumas unidades serão ainda inauguradas neste ano”, informou Lossio.
Relacionamento com vereadores de oposição
Diante do trabalho que o município vem desenvolvendo, alguns vereadores da bancada de oposição e pessoas ligadas a ela tem criticado o trabalho que vem sendo desenvolvido. “A posição deles é se opor, sendo que algumas vezes tem tomado posições responsáveis em reconhecer os avanços a exemplo de um dos vereadores deu o titulo de cidadã à Secretário Lúcia, na semana passada alguns vereadores acompanhado pelo secretário de educação, Coronel Heitor Leite visitaram as reformas e construções de escolas, isso mostra o trabalho que está sendo feito na área de educação. Eles ainda reconhecem algumas pavimentações que estão sendo feitas, mas a critica sempre ela é bem vinda porque ela nos ajuda e monitora para que algumas coisas sejam melhoradas”.
Crise
Sobre o encontro que teve com o Governador Paulo Câmara discutindo a agenda positiva. “A conversa foi boa com o Governador, mas infelizmente estamos vivenciando a maior crise dos últimos 20 e 30 anos. Na semana passada o Governo do Estado anunciou o corte de despesas em torno de R$ 600 milhões, e isso vai impactar nas ações”. Já nesta última segunda-feira (24) o Governo Pernambucano anunciou corte de despesas que aproximam de R$ 1 bilhão, sendo que todos os concursos que estavam previstos para 2015 foram suspensos, inclusive das policias militar e civil.
Com relação à Petrolina, Lossio se mostrou despreocupado. “Mesmo devido a queda de receita estamos conseguindo manter as coisas funcionando, isso porque obras estão sendo realizadas na saúde, educação, pavimentação, saneamento do Dom Avelar e agora no Antonio Cassimiro que vai ser discutida com a Compesa. Eu estou feliz porque a prefeitura está conseguindo enfrentar esta crise e vamos passar por ela sem grandes atropelos”.
Perimetral
Sobre a perimetral, “estamos trabalhando em parceria com o Estado. Nós vamos fazer a iluminação, mas por outro lado vamos buscar recursos com o Estado para que possamos executar esta obra”.
Contenção de despesas
Os governos Estadual e Federal estão reduzindo o quadro de pessoas que ocupam cargos de confiança, em Petrolina o prefeito Losssio afirmou que “não é necessário porque já fizemos nos ano de 2014, mesmo antes de existir esta crise”.
Rompimento do PMDB com o Governo Dilma
Com relação a renúncia do vice-presidente Michel Temer (PMDB) da articulação política do governo Dilma, ele foi cauteloso. “Ele já cumpriu o seu papel na articulação política. Ele como vice não poderia ficar todo o tempo, tem seus compromissos, tem que preservar sua função. Ele cumpriu o seu papel que foi para aprovar o pacote de ajuste fiscal, e depois de aprovado retornou para a sua função”. Sobre possível rompimento político com a presidente Dilma, Lossio afirmou que na última vez que esteve com Temer não foi comentado nada sobre o assunto.