Lossio preocupado com violência e fala de outros projetos – parte 2

Ação Popular

Em conversa com a imprensa, o prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB), relatou sobre sua preocupação com o esporte, ajuda aos atletas por parte do município, o processo de venda do Estádio Paulo de Souza Coelho e a construção de uma nova arena. Ele demonstrou preocupado com a violência, quando afirmou está conversando com o 5º BPM.

IMG_20160116_085222300[1]

Confira:  

Esportes

“Nós chegamos a dar apoio ao time profissional, o Petrolina. Infelizmente não temos profissionalismo ainda na cidade (…) Estamos fazendo o trabalho de base que é a iluminação de campos e por onde se passa eles estão lotados (…) Quando assumi, Petrolina tinha apenas três quadras, hoje já temos aproximadamente 20 quadras cobertas, inclusive no interior. Pois se investindo na base teremos um time bom a cada dia (…) Eu faço até um elogio ao jogador do Barcelona, que é da cidade vizinha de Juazeiro, o Daniel Alves, quando ele esteve aqui participando de um debate, e afirmou que o caminho é este. Agora gostaria que os empresários da cidade, que gostam de futebol, se envolvessem com isso”.

Ajuda aos atletas

Existe um projeto tramitando na Câmara de Vereadores para que o município possa ajudar atletas que necessitam de apoio em suas jornadas. Isso porque, o município não pode retirar recursos próprios para beneficiar essas atividades. “Um menino é campeão de judô, e vai disputar o campeonato em São Paulo,  então pede ajuda um dia antes a Prefeitura. Então fico preocupado porque isso já é uma formula de incentivar o atleta”.

Ele ainda lembrou de uma determinada pessoa que anda distribuindo dinheiro, igual a Silvio Santos.  “Agora quando você vê alguém tirando dinheiro do bolso, tem alguma coisa errada nisso. O mérito é que o atleta não peça nada a ninguém com tudo custeado pelo município”.

Venda do Estadio Paulo Paulo

“Ele hoje está mal localizado, estruturado, não se permite eventos de grande porte por parte da lei. Ele tem um valor imobiliário que poderia transformar em  uma arena multi eventos. Hoje o nosso objetivo é levar o estádio para depois do Posto Faisão. Agora este projeto não só depende da Prefeitura, a Câmara também terá que se manifestar”, alegou.

Lossio afirmou ainda que o projeto só pode ser executado depois da venda ou negociação com o comprador do imóvel. “Quem comprar paga, mas ele só pode dispor do bem depois que a obra estiver pronta. Então ele vai está envolvido na construção”.

Violência

“A violência em Pernambuco estourou. O Pacto pela Vida quando estava sendo implantado eu disse que estava se construído uma parede no açude. Então chegou uma hora e transbordou, a violência voltou. Estou discutindo com o Coronel Teles  para que possamos juntar nossas idéias para trabalhar no combate a violência”.

Revitalização da Ilha do Fogo

No caso especifico da Ilha do Fogo, Lossio afirmou que existe um projeto em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, cujo objetivo é criar um centro tecnológico. Pretendemos fazer ali duas coisas: o Museu do São Francisco e Ilha Digital”.

Rio São Francisco

De acordo pesquisa realizada recentemente em Petrolina, a maioria das pessoas se mostrou preocupada com a situação do Rio São Francisco. “Pela primeira vez em uma pesquisa a população de Petrolina está mais preocupada com a situação do Rio do que com qualquer outra coisa”.

Incentivo a cultura

“Nós temos dois pecados enormes, sendo que um foi um erro grave em ter doado o espaço da antiga biblioteca para se construir o Fórum. O outro  foi em não melhorar a nossa biblioteca atual. Nós fizemos um experiência de biblioteca de bairro. Dentro das escolas temos uma serie de atividades voltadas para a cultura regional; nós temos o CEU onde se tem um teatro climatizado (…) A Orquestra Filarmônica de Petrolina estava morta, e graças a Deus fizemos uma parceria com o IF Sertão e hoje ela está muito viva fazendo apresentações no Minha Casa, minha vida, nos bairros; temos apoiado cursos de teatro em parceria com a Secretaria de Educação (…) Hoje queremos fazer a doação do prédio onde funciona ‘Os Matingueiros’ para a entidade, para que eles possa fazer o centro cultural (…) Temos procurado fazer trabalho sobre o Centro do Artesão levando as peças produzidas aqui para fora (…) Pegamos um artista como Ledo Ivo, quando fez monumentos como a Bíblia, homenagem aos Pracinhas, a Osvaldo Coelho, dentre outros”.

Carnaval

“Todos os anos temos o carnaval em Petrolina que é da família.  Não podemos fazer um carnaval para concorrer com Recife ou Salvador, isso seria jogar o dinheiro da prefeitura no mato. Em todos eles os hotéis ficam lotados (…) Já temos uma festa que concorre com todas no Brasil que é o São João. Em toda cidade tem a sua tradição, em Senhor do Bonfim a ‘O Esfrega’ que está vindo pra cá, em Juazeiro uma prévia carnavalesca que também deu uma…Então se agente não aproveitar o que tem melhor termina perdendo”.

Campanha politica

“Estou escutando as pessoas, vendo o perfil, pode ser alguém que faça parte de meu secretariado ou amigos ligados ao grupo.  Temos pessoas como o deputado estadual Odacy Amorim onde parte de nosso grupo votou nele na última eleição. Tem o deputado Lucas Ramos, temos secretários que estão bem avaliados como Lúcia, Tolentino, Tio Julinho, Ednaldo Lima, o vice, Guilherme Coelho (…) Quero fazer uma coisa inédita em Petrolina que é eleger o meu sucessor. Há 30 anos isso não acontece aqui.

Matadouro

Houve uma audiência com o Ministério Público por causa da refrigeração. O pessoal de Juazeiro para fornecer carne pra cá, tinha que ter câmeras frias. O matadouro daqui está interditado por questões sanitárias. Por sinal, se disponibilizamos de ajudar para que o boi seja abatido em Juazeiro”, argumentou. Lossio afirmou que pretende revitalizar o matadouro no Distrito de Rajada, para que sirva de referência abatendo caprinos sendo administrado por empresa privada.

Sobre o preço do quilo da carne abatida em Juazeiro e vendida no comércio de Petrolina, Lossio assegurou que o preço não será alterado. “O preço oferecido será o de mercado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *