Lóssio promete mais investimentos em educação, saúde e infraestrutura
Da Redação
O Prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), fez um breve balanço sobre seus 3 anos de mandato no município de Petrolina. Lossio fez questão de apresentar novos investimentos e destacou outros que estão em andamento para o município. “O ano de 2009 foi difícil, o ano de 2010 foi regular, 2011 foi bom e o ano de 2012 será excepcional com muitas realizações. A minha preocupação hoje é não deixar as nossas obras pararem e já estamos trabalhando juntamente com os nossos secretários para que isso não aconteça”.
“Conseguimos recursos para ser implantado em 2012 na construção de 5 grande unidades escolares, construção de mais oito AMES, sete quadras cobertas, pátio da integração, uma fábrica biomassa, uma fábrica de doces para a região de Ponta da Serra, pavimentação de várias vias a exemplo do Henrique Leite e o Clube do bairro do Coati, dentre outros”.
Ele diz que hoje a sua gestão é a que mais fez apropriação de terra em benefícios dos mais carentes. “Temos hoje o maior programa habitacional do Estado de Pernambuco; o maior programa de creches do país que está servindo de modelos para alguns municípios importantes que é o Nova Semente onde o município está investindo 20 milhões por ano para crianças de 0 a 6 anos”.
Sobre a saúde o prefeito fez um balanço positivo da gestão e atentou que não há mais condições dos Postos de Saúde da Família funcionarem nas condições que estão. “Do jeito que está não presta, os recursos para a manutenção dos postos espalhados pelo município são insuficientes e o jeito que tem é investir em postos de referências como as AMEs, elas irão oferecer um melhor atendimento à saúde dos petrolinenses”, reforçou.
Lossio argumentou que 90% das unidades de saúde do município estão em más condições e que há uma necessidade de investir nas AMEs, além disso, ele ressaltou ainda que a saúde seja um problema crônico em todo o país, e que em Petrolina, a gestão está conseguindo avançar cada vez mais. “Estamos fazendo ações para minimizar a presença de muriçocas, para combater a dengue, os investimentos para a instalação de estações de tratamento e o fornecimento de água tratadas nas áreas irrigadas e para comunidades escolares”.
Na ocasião, ele lista alguns investimentos aplicados na área de saúde. “Fizemos uma parceria com o Hospital de Traumas e estamos aguardando o novo reitor assumir para que possamos buscar o tomógrafo para dentro do hospital; melhoramos o SAMU e a questão de comunicação; trocamos toda a frota do SAMU e podemos afirma que hoje temos um atendimento satisfatório e não para por aqui; estamos reformulando o processo de atenção básica e já temos recursos garantidos para 15 unidades”.
Preocupado com a educação do município no interior, Lossio diz que em 2012 as pessoas que estudam no interior terão mais dignidade. “Recebemos uma patrol que vai trabalhar nas estradas do interior que com certeza vai melhorar o dia-dia das pessoas que precisam se deslocar nas estradas; vamos colocar estação de água nas escolas públicas municipais, já compramos 10 barcos e 10 ônibus novos para dar mais dignidade para as pessoas que trafegam nessa caminhada da educação, entre outras melhorias, isso é muito importante”.
Questionado sobre a posição de alguns vereadores terem reprovado o Projeto Águas de Petrolina, que prevê a municipalização dos serviços de água e coleta de esgoto, ele afirmou que os vereadores da Casa Plínio Amorim tiveram motivos meramente políticos para reprovarem o projeto. “A ordem veio de lá de cima, a derrubada do projeto não desestimula a gestão que dará continuidade à luta para a municipalização”.
Com relação ao aumento da quantidade vereadores na câmara, ele respondeu que quanto mais vereadores, mais investimentos para a população. “Vai ser melhor para a população, a representação dos vereadores é importante porque trás os problemas do seu entorno”. Sobre a sua pré-candidatura, ele fez os seguintes esclarecimentos. “Este nosso projeto não termina em 2012, precisamos de mais quatro anos para poder concretizá-lo. No entanto, decidi colocar o meu nome a disposição de meu partido, o PMDB, do DEM, PSDB, e de outros, inclusive da sociedade para dar continuidade a este projeto. Sou pré-candidato natural e só vou trabalhar essa questão a partir de junho”, destacou.
Investimentos – “Durante o governo de Guilherme Coelho foram cobertas duas feiras livre, o nosso já vai em três, e no próximo ano mais outra em Izacolândia; estamos trabalhando e organizando o centro da cidade; a obra do mercado do turista está sendo concluída; Petrolina nunca cresceu como hoje, um dos exemplos é a grande quantidade de casas espalhadas pela cidade, só no bairro João de Deus, estamos construindo seis casas por dia para famílias carentes; entregamos 550 unidades no Pedra Linda e agora em janeiro serão entregues mais mil apartamentos. Isso é pouco para quem precisa, mas é muito para o que já foi feito nesta cidade”.