Lóssio trava embate contra a COMPESA lançando edital de concessão do serviço de água e esgoto
Grazzielli Brito – Ação Popular
O prefeito de Petrolina, Pernambuco, Júlio Lóssio (PMDB), anunciou na manhã de hoje (15) que no Diário Oficial de amanhã sairá o edital de concessão do serviço de água e esgoto do município e que a prefeitura irá manter em funcionamento a Agência Reguladora Municipal de Petrolina – ARMUPE, agência que fiscaliza o serviço até então prestado pela COMPESA, até que se resolva a situação.
A COMPESA deixou de enviar a verba para o funcionamento da ARMUPE. “Semana passada o diretor-presidente nos comunicou que estava fechando a agência por falta de recurso. Creio que isso foi feito como retaliação ao trabalho de averiguação da água, que constatou que ela não está nos padrões de qualidade. Vamos manter agência funcionando. Vamos fazer esse esforço”, garantiu o prefeito.
Em relação ao abastecimento de água disse que a Compesa não tem cumprido os planos de meta estabelecidos, que a água é cara, que existe um desabastecimento e que a qualidade é ruim. “A Compesa não consegue efetivamente fazer sua função por uma serie de fatores. O primeiro é o financiamento cruzado, ela arrecada em Petrolina, leva pra sua central e acaba aplicando esse dinheiro em outras regiões do estado, o que não é justo com o município”.
“Em função disso estamos publicando esse edital de concessão do sistema de água e esgoto de Petrolina. Estamos conseguindo a independência. A administração do serviço agora vai ser feita com outorga de 15 milhões de reais, com 3% da receita para o município e um plano de investimento de 40 milhões em 30 anos, sendo a maior parte dos investimentos nesses primeiros anos. Além disso é parte dos critérios publicados no edital a redução do preço da água em no mínimo de 5%”, anunciou Lóssio.