A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, confirmou que seu nome está sendo discutido para concorrer à Prefeitura de Olinda nas eleições do ano que vem. Ela falou sobre essa possibilidade durante visita ao Porto Digital, no Bairro do Recife, na área central da capital pernambucana, nesta sexta (25).
“Esse é um debate que a gente está fazendo internamente. Claro, com as forças políticas. No caso específico, isso não está descartado. Seria uma possibilidade, não nego”, disse Luciana Santos, em entrevista coletiva no Porto Digital. As informações são do G1.
A ministra, que é filiada ao PCdoB, já foi prefeita de Olinda por dois mandatos. Foi eleita em 2000, em segundo turno, quando se tornou a primeira prefeita de um partido comunista no Brasil; e reeleita em 2004, dessa vez no primeiro turno, concluindo o mandato em 2008.
Em julho do ano seguinte, Luciana Santos assumiu a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, no primeiro governo de Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo em 2014.
Questionada sobre a possível reforma ministerial no Governo Lula, já que o Ministério de Ciência e Tecnologia tem sido citado como uma das possibilidades de mudança para negociação de apoio no Congresso Nacional com os partidos do Centrão, Luciana Santos disse que não foi procurada para falar sobre o assunto.
“Nunca fui procurada pelo centro do governo sobre essa questão”, falou.
Agenda no Recife
Durante a visita ao Porto Digital, nesta sexta (25), a ministra debateu a Lei de Informática com representantes de institutos de ciência e tecnologia do estado.
A lei concede incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia (hardwares e componentes eletrônicos), que invistam em pesquisa e desenvolvimento.
O encontro incluiu uma discussão sobre as potencialidades do Nordeste como polo de inovação e competitividade no setor de inovação.