Luiz Caetano pressiona Jerônimo para que secretários e dirigentes candidatos em 2024 deixem o governo em janeiro
O secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), tenta convencer o governador Jerônimo Rodrigues (PT) a antecipar o prazo de saída dos titulares de cargos nos principais escalões do Executivo baiano que irão disputar as eleições municipais de 2024. Pela legislação eleitoral, os pré-candidatos precisam se desincompatibilizar até abril, mas a ideia de Caetano, que conseguiu desagradar quase a unanimidade dos partidos da base, é que esses quadros deixem as funções até o final de janeiro.
Jerônimo ainda não bateu o martelo sobre a questão. Segundo informações do Política Livre, Luiz Caetano busca, com a medida, antecipar a própria saída da secretaria para cuidar exclusivamente da pré-campanha à Prefeitura de Camaçari.
Do primeiro escalão de Jerônimo, também podem deixar os cargos para disputar as eleições municipais os titulares das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira (PSD), que deve concorrer em Barreiras, e de Educação, Adélia Pinheiro, cogitada para concorrer em Ilhéus pelo PT ou PSB. Além disso, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis (PT), é tida como um nome em potencial para compor uma eventual chapa em Salvador.
Nos escalões inferiores, são dadas como certas, entre outros nomes, as saídas do presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), Alex Futuca (MDB), pré-candidato a prefeito de Ibirataia; do chefe da Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersa), Uldurico Júnior (MDB), postulante em Teixeira de Freitas; do superintendente do Procon, Tiago Venâncio (PT), que deve concorrer ao Executivo de Ponto Novo; e o diretor de Habilitação do Detran, Max Passos (PP), que almeja ser prefeito de Cruz das Almas.