O Botafogo de Artur Jorge está definitivamente embalado. Nesta manhã de domingo, no Maracanã, a equipe venceu o Flamengo por 2 a 0, com gols de Luiz Henrique e Savarino, e chegou à quarta vitória seguida na temporada, a terceira pelo Brasileirão. O alvinegro fez segundo tempo fatal, mostrou solidez defensiva e saiu com grande vitória no clássico.
Dessa forma, chegou a nove pontos e ficou a com a liderança provisória da tabela, até o desenrolar do restante da rodada. Já o rubro-negro vê a cobrança sobre Tite aumentar, com o time chegando a duas derrotas seguidas e três jogos sem triunfo na temporada.
O primeiro tempo mostrou equipes que não conseguiam desempenhar na maior intensidade física por conta do forte calor no Rio de Janeiro. O Botafogo só conseguiu criar chances de perigo pelo lado direito, mas faltou criatividade. Júnior Santos fez as melhores jogadas, sendo a melhor delas um chute perigoso travado por Fabrício Bruno.
Mesmo assim, o começo foi franco para os dois lados e teve até gol anulado de Bruno Henrique, aos dez minutos. Após jogada de escanteio, o atacante estava impedido quando desviou chute de Fabrício na pequena área. No geral, porém, foi o Flamengo que impôs mais volume e dominou a posse de bola. Encontrou farto espaço pelas laterais, especialmente com Luiz Araújo pela direita, atacando Hugo.
Como o alvinegro oferecia espaços e mostrava uma defesa desatenta, o rubro-negro martelou nos chutes. Mas a verdade é que também faltou precisão.
Logo no início do segundo tempo, o Botafogo foi fatal e fez o que precisava para sair com os três pontos. Em jogada muito bem ensaiada, Savarino cobrou escanteio na meia lua e Luiz Henrique chutou de primeira, no canto de Rossi. O camisa 7, que desencantou na vitória sobre o Universitario (Peru), marcou pela segunda partida seguida.
Após um festival de substituições e ajustes táticas, o Flamengo tentou subir a pressão, mas não criou reais chances de empatar. As vaias se fizeram ouvir no Maracanã por parte da torcida rubro-negra. O alvinegro que esteve próximo de ampliar.
Artur Jorge recheou o meio campo e colocou Jeffinho para apostar em contra-ataques. O atacante teve grande chance ao receber passe de Tchê Tchê na área, e teve chute defendido por Rossi com os pés. No final do jogo, o golpe final. Diego Hernández encontrou Jeffinho, que só rolou para Savarino, sozinho, bater no contrapé de Rossi e dar números finais ao placar.
No meio da semana, as equipes entram em campo pela terceira fase da Copa do Brasil. Na quarta-feira, às 21h30, o Flamengo recebe o Amazonas, no Maracanã. Já na quinta, às 19h, o Botafogo recebe o Vitória, pelo Nilton Santos.