Lula compara Eduardo Campos ao seu atual ‘amigo’ Collor
Ex-presidente fez afirmativa em almoço com empresários do Paraná (Foto: Roberto Stuckert/Instituto Cidadania)
Aos poucos vão aparecendo mais informações sobre o almoço da última sexta-feira (14) entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empresários do Paraná. De acordo com informações do Blog de Fernando Rodrigues, num determinado momento do encontro Lula disse a um aos presentes: “A minha grande preocupação é repetir o que aconteceu em 1989: que venha um desconhecido, que se apresente muito bem, jovem … e nós vimos o que deu”. Vários dos presentes entenderam a frase como uma comparação entre Fernando Collor de Mello e Eduardo Campos.
Em 1989, Collor era apenas conhecido como um governador de um Estado do Nordeste –no caso, Alagoas. Era jovem, pregava renovação e ganhou o Palácio do Planalto. Depois, sofreu um processo de impeachment e o país passou por severa crise econômica.
Hoje, Eduardo Campos (PSB) também é um político nordestino relativamente desconhecido, que governa Pernambuco e se apresenta como o jovem que vai renovar a política. Segundo relato, no seu discurso a empresários do Paraná, Lula não fez citações ao tucano Aécio Neves, outro candidato a presidente oposicionista.
No trecho em que fez uma citação indireta a Eduardo Campos, o ex-presidente disse que a atual ocupante do Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, é a única que pode “dar garantia de manutenção de estabilidade no país”. (FolhaPE)