‘Lula não vai ter um peso tão grande como o PT gostaria’, diz cientista político sobre eleição para prefeito de Salvador
O cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Joviniano Neto acredita que o presidente Lula (PT) terá pouco peso no resultado da eleição para prefeito de Salvador. Segundo o especialista, há uma série de fatores que sempre levam o eleitorado soteropolitano a separar uma figura de outra.
“Lula tem um apoio majoritário, imenso, da população, nunca perdeu uma eleição para presidente em Salvador. […] Mas na hora de definição política, pesa a rede de família, de igreja, de bairro… E vota em Lula e vota em ACM Neto, por exemplo, como aconteceu nas eleições anteriores. Então não vai ter um peso tão grande como o PT gostaria”, avaliou em entrevista ao Política Livre.
Joviniano disse ainda que a demora do grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para escolher um candidato poderá ter repercussões negativas na campanha. “Então quanto mais cedo a oposição definir um candidato, mais chance de construir uma candidatura que seja exibida pela sociedade como alternativa, porque uma parte dos eleitores têm a tendência de votar em quem ele acha que vai ganhar”, disse.