Pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (28) pelo jornal “Folha de São Paulo” revela que a maioria dos brasileiros acredita que houve troca de favores entre o ex-presidente Lula e as empreiteiras envolvidas na Lava Jato, especialmente a Odebrecht.
O levantamento constatou também que o petista ainda é considerado pelos brasileiros “o melhor presidente” que o país já teve.
Para 62% dos entrevistados, Lula foi favorecido com um apartamento triplex na praia do Guarujá (SP) por meio da construtora OAS. Por outro lado, 58% dizem acreditar que a empreiteira recebeu vantagens do governo federal quando Lula era presidente.
Quanto ao sítio de Atibaia, 58% acreditam que o presidente foi beneficiado pela reforma nele realizada, sendo que 55% também avaliam que as empresas que fizeram o serviço também receberam vantagens de governos do PT.
O Datafolha constatou também que 69% dos brasileiros tomaram conhecimento das denúncias contra o ex-presidente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro com 2.768 questionários em 171 municípios de 24 estados e sua margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula foi apontado por 37% dos entrevistados como “o melhor presidente” que o Brasil já teve, ante 39% de novembro do ano passado.
O segundo colocado foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), indicado por 15% como o “melhor presidente” que o país já teve, antes 16% de novembro de 2015.
A pesquisa constatou também que o brasileiro está menos pessimista em relação à situação econômica do país. No entanto, o governo Dilma segue rejeitado por 64% dos brasileiros.